KETCHUP . A palavra ketchup vem da palavra chinesa "ke-tsiap" que era um molho com vários componentes, incluindo até tripinhas (puajjjj) de peixe, mas não incluindo tomate (se parecia um pouco com o shoyu ou molho de soja e um pouco com o molho do tipo Worcestershire ou molho inglês). Da China passou para a Malásia, onde se converteu em kechap e logo a Indonésia onde se converteu em ketjap.
Uma referência diz que em 1804 um cientista chamado James Mease, escreveu que: "Love Apples made a fine catsup." ('Love apples' se referiam aos tomates). Também tem três receitas de "tomate ketchup" em um livro de receitas intitulado "The Universal Receipt Book" (1814) e em 1817 um doutor chamado William Kitchner publicou a primeira receita verificável de "Tomata Catsup".
De todos estes nomes, eventualmente só ficaram três: Heinz
Ketchup, Del Monte Catsup, e Hunts, que curiosamente embalava o mesmo produto com três nomes diferentes: Hunts Catsup, Hunts Ketchup e Hunts Tomato Cornchops. Nas décadas de 70 e 80, a proliferação das cadeias
de hamburgers deu um novo empurrão no negócio. Hoje, a marca é servida em 4 de cada 5 restaurantes americanos.
O
posicionamento atual de Heinz é uma conjugação da trajetória da marca com acertadas estratégias publicitárias (como a famosa "57 variedades") com o lugar central de seus molhos, sopas e legumes na conformação do estilo de vida estadunidense, a incursão
em novos segmentos com o atum ou os congelados e até o novo posicionamento do ketchup à nível mundial.
Outros produtos novos foram a manteiga de maçã (apple butter), o molho de pimenta (pepper sauce) e a carne moida. Graças ao crescimento da companhia, que já contava com uma imensa fábrica na cidade de Allengheny, Henry John Heinz havia se tornado milionário e era uma das celebridades dos EUA. Allengheny City, não foi de qualquer maneira, a única sede: - A companhia abriu sub-sedes em estados como Iowa, Nova York e Michigan. Do outro lado do Atlântico, os produtos de Heinz foram importados (ao Reino Unido) pela casa Fortnum e Mason. A primeira fábrica aberta neste país começou a operar em 1905.
Talvez um dos dados mais importantes na forma de fazer negócios, Heinz manteve sempre uma política de empresa de proteção social para os seus funcionários, com a construção de refeitórios, jardins, auditórios e bibliotecas. Os novos produtos inovadores que saíram ao mercado foram a comida para bebês e as sopas prontas para o preparo. Já não restava dúvidas de que a Heinz era a maior empresa processadora de alimentos do mundo. . Na segunda metade do século, a companhia já contava com suas próprias fábricas industriais na Holanda (1957), Venezuela (1960), Japão (1962) e Itália (1963). Depois de quatro décadas de gerenciamento familiar em 1966 o controle da companhia passou para as mãos de R. Burt Gookin (um não familiar), que foi escolhido e nomeado Ceo. Era conhecido como o "arquiteto moderno da Heinz". Mas tratando-se de visionários foi Anthony J.F. "Tony" O'Reilly que expandiu a carteira de mais de 200 produtos aos mercados da África, China, Europa do leste e Oceania.
Um dos mais impressionantes estava em pleno coração de New York: Um pickle elétrico de 40 pés (12 metros) de altura, localizado na rua 23 e a avenida Broadway. Os gigantescos anúncios da Heinz não passaram despercebidos para crianças, jovens e adultos, que ficaram impressionados com a sua magnitude, a tal ponto que faziam o impossível para se fotografarem junto à eles.
Para os observadores da indústria, no começo a Heinz tinha sido uma empresa de Pickles, por isso o seu fundador havia sido apelidado '"O Rei do Pickle". Este enlatado teve o seu próprio logo, que consistia em um pickle visto de perfil com a palavra Heinz no centro, lançado antes do famoso molho de tomate. H. J. Heinz se encarregou de promover o produto, presenteando uma vez ao ano, prendedores com a forma verde vegetal àqueles que visitavam as instalações da companhia. . O pickle de Heinz foi um dos produtos mais conhecidos, mas não chegou a ser tão famoso como o ketchup, é que se pode combinar com uma grande variedade de comidas. Mas seu consumo a nível mundial não é tão difundido. Talvez por que para produtos deste tipo o consumidor deve investir mais tempo no preparo. No entanto, hoje o pickle vem ganhando terreno nos mercados mundiais graças a sua incorporação na dieta diária em sanduíches, saladas, comidas leves e nas tradicionais entradas.
Desde a publicidade, as embalagens de Heinz, as sopas, a linha de legumes, as comidas para bebês e os pickles, se mostravam como produtos bons e saudáveis pelo seu valor nutricional, mas sobre tudo como aqueles que facilitavam a pesada tarefa diária de cozinhar. O mundo da mulher podia ser um pouco mais prazeroso se utilizasse o grande sabor de Heinz, estratégia, não de todo equivocada, já que o futuro do rol da mulher logo mudaria seu lugar. . Nos primeiros tempos a Heinz trabalhou com agências pioneiras da publicidade norte-americana como N.W. Ayer & Son e J. A. Hill, entre outras, nesses primeiros anos se mostravam geralmente ilustrações em branco e preto ou coloridas dos atraentes produtos, como em "WomaN'", os anúncios se dirigiam em sua maioria à mulher, por que ela era encarregada da compra na casa. . As publicidades eram acompanhadas de longos textos que descreviam a constante variedade de enlatados da Heinz, que exigia as donas de casa saber as diferenças de sabor dos diferentes produtos e a maneira de combina-los com novas comidas..
. O ketchup Heinz, combinação de tomate e espécies, recria o sabor ideal do molho de tomate, já que conjuga todas as variedades de vegetal vermelho (picante, agrio e doce) em um só. Por sua vez, o ketchup se caracteriza por sua suave textura e uma coloração vermelha intensa. Heinz foi uma das primeiras marcas em vender o produto embalado em garrafa de vidro. Este material foi utilizado para mostrar que os ingredientes do produto não eram adulterados.
A diversidade de produtos da Heinz foi crescendo, já na década de 70 e 80 (a tal ponto que a companhia compreendia quase todas as categorias de produtos embalados alimentícios), e a marca pode apontar novos targets. Para os observadores da indústria, o crescimento se deve, por um lado, ao aumento do consumo à nível mundial, por outro, o alcance da competência, com protagonistas como a Pepsi Co. ou Hershey Foods, entre outras. Vale dizer que a gigante companhia de alimentos teve que crescer não só tirando novas marcas, senão também adquirindo outras já legendárias. Hoje a Heinz se divide em sete categorias de produção:
Para os novos consumidores, Heinz é sinônimo, principalmente, dos melhores molhos e condimentos, já que é quase impossível para o consumidor distinguir as 5.700 variedades de produtos da marca. Por sua vez, todos os produtos não estão presentes em todos os países. A imagem do ketchup passou a novas mãos nos anos 70, quando Leo Burnett se encarregou de aumentar a fama do molho de tomate e chegar aos novos jovens menos endinheirados. Uma das peças mais lembradas foi o "AnticipatioN", um comercial em que se utilizava a canção de mesmo nome interpretada por Carly Simon. . Na atualidade, a imagem da Heinz é desenvolvida mundialmente por Leo Burnett, talvez uma das agências mais espertas em marcas globais. O novo enfoque globalizado para a companhia chegou da mão de William Johnson, o novo presidente da Heinz, que declarou que a sua idéia era "dar a Heinz a qualidade de marca estrela como a Coca Cola ou Nike". O grande desafio de Leo Burnett é reposicionar a imagem da Heinz como um ícone, tarefa nada fácil - mas não impossível - para os criativos publicitários. . Para a companhia alimentícia, o objetivo é estandardizar seus produtos. Desde Heinz, um dos primeiros passos será reforçar o sistema de logística nas grandes cadeias de supermercados, armazéns de comida e verdureiros. Um dado muito importante é o sistema de distribuição para tudo o que for condimento e molho em cadeias de bares e restaurantes. Por outro lado uma das estratégias é reposicionar os produtos, como o Ketchup, e fidelizar os novos targets as crianças e os mais jovens, segmentos que se mostram com a mente mais aberta para as variedades de molho de tomate e os variados tipos de sabor.
Hoje por hoje, o molho de tomate Heinz está posicionado como o genérico do ketchup na categoria de condimentos e também como um produto clássico. Com isso, Heinz tem ingressado ao universo das empresas que tem sabido construir ícones para suas marcas e produtos. A imagem desenvolvida por Leo Burnett tem sido reconhecida pelo ambiente publicitário e pelos pares criativos. Talvez duas das melhores peças, enquanto a simplicidade na comunicação dos atributos do ketchup, sejam "French fries' & Chop", criadas por Leo Burnett França. . Ambas as gráficas que levaram um leão de Ouro em Pôster de Cannes 2000. Um dado muito importante destas duas gráficas é que já não é necessário mostrar o vidro do ketchup: o consumidor já o reconhece só pela sua etiqueta. Mas em se tratando de garrafas, sachets e etiquetas de ketchup, está a campanha desenhada por Leo Burnett Chicago, "LÁPIS". Nelas a maneira de um jogo didático, diz ao consumidor aquilo que sempre quis saber do ketchup mas tinha medo de perguntar.
O ketchup de Heinz também tem um forte acento latino, como na peça "Bienvenidos", desenhada pela exitosa Publicuatro de Panamá (que levou nada menos que o Grand Prix no Festival Caribe 2000) e foi finalista no Fiap 2000. Na Venezuela, Leo Burnett pode dizer que comunicou em três palavras o avanço da Heinz: 'Lento mas seguro'. Em matéria publicitária, a imagem do molho de tomate não é a única reconhecida, já que segue muito perto John West, marca de atum número um no Reino Unido. A peça 'Fishing', de Leo Burnett Inglaterra, teve grande êxito em Cannes 2000, onde levou dois Leões de Prata um em Press e outro em Poster. Além do mais, obteve Grand Prix no rubro Gráfica no Festival de Londres 2000. |
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