Converse
com a sua família.
Talvez aproveitar a família para as grandes idéias sobre um negócio,
não pareça muito apropriado. Seguramente, uma vez que tenha
concretizado sua idéia, lhes solicitar será certo? Mas, quanto o
seu pai ou sua tia poderão ajudar para um processo que está em
planejamento?... Muito!!!
Desafortunadamente, muitos insistem em
iniciar uma empresa sem ajuda de sua família, o qual me parece uma
besteira, agrega Ries.
Peça
ajuda aos seus amigos:
- Ries afirma que é muito limitante depender somente das próprias idéias,
sobretudo se a criatividade não é o seu forte. Isto já é motivo
suficiente para escutar as idéias dos outros, acrescenta Ries. Se você
tem 15 ou 20 amigos, tem muitas probabilidades de que alguns lhe dêem
idéias de negócios incríveis.
A lição mais importante é
manter-se alerta o tempo todo para captar as boas idéias com as quais
se tropeça. Ries insiste pode-se ganhar mais dinheiro quando se aceita
a idéia do outro que a partir da própria.
Consulte
suas idéias com O TRAVESSEIRO:
- Poucos lembram dos seus sonhos, mas as vezes é frutífero escutar as
mensagens internas, não obstante quão estranhos e ininteligíveis
sejam. Lowe adverte que talvez aí esteja a semente de uma grande idéia.
O enfoque freudiano é um grande veículo para determinar as
necessidades do consumidor porque permite que os consumidores anônimos
digam o que querem de maneira inconsciente. O obstáculo é ter que se
levantar no meio da noite para escrever estas idéias antes que se
esqueçam.
Mark
Talucci, de
33 anos, jamais esquecerá aquela festa celebrada em janeiro de 1989.
Todos os convidados admiraram a bolsa de sua amiga, comprada na
Indonésia. Surpreendido ante esta reação, Mark
Talucci com
ar indiferente, sondou as pessoas da festa para entender a razão para
as quais tinham gostado tanto da bolsa em questão.
Fascinado ante a
resposta, decidiu abrir a empresa de bolsas "The
Sak",
em São Francisco (USA), em sociedade com seu amigo Todd
Elliott.
Talucci
renunciou ao seu cargo de engenheiro para abrir o negócio em sua
garagem. Juntaram as economias em um total de US$18,000, e viajaram a
Bali para encomendar a fabricação de bolsas. Foi uma decisão
precipitada, considerando que nem Talucci
nem Elliott
tinham a menor idéia de como abrir uma empresa muito menos de bolsas.
.
No entanto estavam seguros de ter um produto fantástico nas mãos. O
resultado é uma empresa que atingiu vendas aproximadamente de US$40
milhões em 1998. As bolsas "
The Sak"
são vendidas na maioria em lojas e butiques dos EUA.
Ao recordar o começo, Talucci
não se arrepende de nada. Admite que sua decisão foi impulsiva, mas,
por outro lado não tinha nada a perder. A única coisa em jogo era um
pouco de tempo e US$9,000, "e
supôs que era um risco que valia a pena"
disse sorridente.