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Enric Bernat,
um
vendedor de gouloseimas
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ENRIC
BERNAT, pertencia a
3ª geração de fabricantes de guloseimas, se encarregou do negócio
há meio século, e depois de eliminar mais de 200 produtos que
vendia, concentrou-se em criar somente uma linha de pirulitos de
qualidade. A inspiração veio de dois fatores: o maior consumidor de
balas é o público infantil
e este tem por costume tirar o doce da boca com as mãos. Nascido e
criado entre doces, seu avó, Josep Bernat, se convertia em meados do
século XIX no primeiro confeiteiro que fabricava balas na Espanha.
Por sua parte, seu pai, Romá Bernat, constituiu na pós guerra a
empresa de doces La Gloria, onde teve um dos primeiros trabalhos como
vendedor. Finalizado o serviço militar, em 1950 inaugurou sua primeira empresa
confeiteira, Productos
Bernat.
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ALGUNS
FLAGRANTES DE FAMOSOS EM PLENA AÇÃO
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robert
altman |
dennis
hopper |
madona |
giorgio
armani |
james
brown |
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ENRIC BERNAT
nasceu em Barcelona em 20 de outubro de 1923, começou por baixo,
aproveitou as oportunidades, inovou, triunfou e até cometeu alguns
erros que superou a tempo. E sempre com o princípio de fazer crescer
as suas empresas sem recorrer a dívida e de acumular patrimônio empresarial.
Se tivesse nascido nos Estados Unidos, seria certo que Enric Bernat
teria sido um dos personagens da Forbes, a revista norte-americana que se
especializou em retratar os empresários capazes de fazer coisas novas.
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Para assegurar a rentabilidade do produto em 1959 adquiriu todas as patentes que
pudessem competir com seu invento. Logo tomou provisões da madeira
necessária para a elaboração do pirulito e a contratar a maquinaria
adequada. Por último estabeleceu um novo sistema de auto distribuição,
com a criação da Companhia Comercial e Industrial de Zaragoza, que financiava
uns Seat 600 decorados com o desenho do Chupa Chups. Seis anos mais tarde
a empresa mudou seu nome para Chupa Chups e estabeleceu uma frota de
distribuição que chegava a mais de 300.000 pontos de venda.
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Curiosamente fixou um preço sensivelmente alto para aquela época,
afim de associar o novo produto com a imagem de qualidade que ele
desejava. Em 1961, o nome da guloseima ficou definitivamente concretizado
em Chupa Chups. Bernat remeteu o anuncio com que se apresentava ao público:
"É redondo e dura muito, Chupa Chups". Três anos mais tarde
converteria Granja Astúrias em Chupa Chups SA, cujos sócios eram, a parte dele,
seu pai e sua mulher. Iniciava-se assim o caminho desta empresa estritamente
familiar. Ante o êxito da idéia, em 1967 constrói uma nova fábrica
em Sant Esteve de Sesrovires (Barcelona), cuja produção, unida a planta asturiana,
colocam a companhia em disposição para exportar.
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De
olho no mercado externo, o produto precisava de um novo logotipo e nada melhor que para cumprir essa tarefa, que um bom artista. Tudo isso foi realizado, graças a que Bernard
freqüentava o
mesmo restaurante "Via Veneto",
que seu amigo Salvador
Dali,
freguês e grande amigo também do dono da casa, Don Monje. - Discreto, de
aparência sempre frágil e pouco conhecido para o grande público,
não era raro vê-lo contando histórias, as vezes sua própria, no
restaurante Via Veneto, em Barcelona, sua cidade. Desfrutava explicando
seu começo na pastelaria de seus pais e como, quase com calças
curtas, começou a vender guloseimas pelas lojas de Barcelona. Há
alguns anos havia se afastado da primeira linha de diretores da
empresa em favor de seus filhos, sendo que a direção agora está em
mãos de diretores fora da linha familiar.
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Assim o restaurante "VIA VENETO" foi o cenário das geniais anedotas
originadas em torno do universal pintor Salvador Dali. Este sempre
ocupava a mesma mesa no restaurante e ali realizou "performances" tão surrealistas como pedir
lingüiças brancas e cruas ao proprietário "Don Monje" para poder
coloca-las, como um colar de pérolas, a suas acompanhantes femininas. Uma
anedota muito marketeira do popular chupa chups, que se consagrou como o primeiro
"lollipop" (bala com palito) consumido no espaço. Foi no
ano de 1995, na nave MIR.
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Nesse momento, também o palito de madeira é substituído por um de
plástico, mais higiênico e seguro. O sonho de Bernat ultrapassava as
fronteiras espanholas e, no mesmo ano em que nasce a fábrica catalã,
funda a SociZte Bernat et Cie. em Bayona, França. Em meados dos anos
sessenta, inaugura uma filial comercial em Nova York para a distribuição
nos Estados Unidos e, em finais da década, inicia a aventura japonesa, que se concreta
com um grandioso lançamento em 1977. Nos dias de hoje, Chupa Chups está presente
em 149 países dos cinco continentes.
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MAIS
ALGUNS PIRULITEIROS
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SHERYL CROW |
RONALDINHO |
LIAN NEESSON |
JON SECADA |
GUGA |
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A década dos setenta supõe uma reestruturação na companhia. Em 1974 expira
a licença de patente industrial e, nesse mesmo ano, aparecem numerosos fabricantes de
pirulitos, aos que se dá genericamente o nome de Chupa Chups a um
preço mais baixo. Além disso se produz um padrão interior nas vendas, que coincide
com uma espetacular ascensão nas exportações. Para recuperar o mercado interno,
em 1981 nasce Chupa Chups Diversificação e uns anos mais tarde,em 1986, Comercial Regalín, dedicada a
produção de balas, drágeas, alcaçuz e outros produtos de
confeitaria.
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Os anos oitenta iniciam-se a com a reconversão dos escritórios
comerciais em distribuidoras próprias. Nos Estados Unidos é criada a
Uniconfis Corporation; na Alemanha, Uniconfis GmbH passa a chamar-se Chupa Chups GmbH;
e no Reino Unido, Chupa Chups UK. Em 1988, a empresa alcança a mítica cifra de
20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. No ano seguinte, Bernat afronta
a aventura soviética a partir da sociedade mista Neva Chupa Chups Limited.
Em 1995, a filial russa situada em São Petersburgo fatura quase 3
milhões de pesetas. Em 1994, depois de alcançar os 30 milhões de unidades vendidas
e depois de vários anos de negociações, Bernat consegue entrar no
mercado chinês através da Shangai Chupa Chups GS e Food Corporation Limited.
Suas metas seguintes são a Índia e o mercado latino-americano.
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Hoje, Chupa Chups lidera
a classificação das multinacionais catalãs, emprega umas 1.900 pessoas,
tem presença comercial em 150 países e 90% do volume de vendas é
produzido fora da Espanha. Dispõe de três fábricas na Espanha -Zaragoza,
Villamayor (Astúrias) e Sant Esteve Sesrovires (Barcelona)-, duas na Rússia,
uma na França, outra na China e uma no México. O grupo Chupa Chups, propriedade
da família Bernat, obteve vendas no valor de 501 milhões de euros em 2002.
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O fundador da multinacional catalã Chupa Chups, Enric Bernat Fontlladosa,
morreu com a idade de 80 anos depois de sofrer uma grave enfermidade
durante os últimos dois anos em que havia se afastado dos seus
negócios.
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