Em
meados do século XIX, o catalão Facundo Bacardi Massó conheceu um
vinhateiro francês que decidiria a sua vida frente ao rum mais
popular até então: o jamaicano. O paladar agressivo do rum no
restante das Antilhas, foi enfrentado por uma fórmula secreta de um
rum mais suave e forte pela vez e muito agradável ao paladar.
.
Em
suas origens, Dom Facundo começou a produzir para o seu próprio uso
um rum refinado graças as técnicas apuradas de filtragem, para as
quais ele usava carvão para reter as impurezas e conseguia assim um
agradável sabor e melhorava muito o paladar da bebida que já não
era nem forte nem ressaquienta.
Seus
amigos e achegados começaram a experimentar a bebida e logo fizeram
a fama de Facundo Bacardi, que começou a distribuir cada vez mais o
rum entre os seus amigos e conhecidos.
Esta
pequena distribuição entre familiares e conhecidos deu origem a idéia
de estabelecer um pequeno comércio, para então por à venda a bebida
numa pequena destilaria:
Um
coberto, velhos alambiques, tanques de fermentação, barris de
envelhecimento, e uma enorme colônia de morcegos.
Durante
dois anos, Facundo Bacardi Massó, experimentou diversas formas de
destilar e filtrar a bebida, a armazenou em barris de carvalho
(trazidos dos EUA e Canadá e chegou à fórmula bacardi. O Rum passou
a freqüentar círculos seletos e logo Don Facundo em 4 de fevereiro
de 1862 inagura a empresa Rum Bacardi y Compañia.
O
negócio familiar foi crescendo, muitas pessoas na época não
sabiam ler e para que identificassem a marca do "Rum" de
Dom Facundo Bacardi, teve-se que pensar num símbolo, uma marca que
a identifica-se apenas pelo olhar. Quem deu a solução foi a esposa
de Dom Facundo - Dona Amália Lucia Victoria Moreau: - Os morcegos
que viviam debaixo do teto do coberto.
Ao
entrar na primeira destilaria de Bacardi, Dona Amália observou que no
teto viviam uma colônia de morcegos. Os morcegos tinham um
grande significado no mundo de Dona Amália.
Amante
das Artes, sabia que para os Taínos, os já desaparecidos
povoadores originais de Cuba, os morcegos eram possuidores de todos
os bens culturais.
.
E
sabia que entre a população local, estava a crença de que os
morcegos traziam saúde, sorte e união familiar.
Sua
proposta era também realista e pragmática. Devido ao alto nível de
analfabetismo no século XIX,
o produto necessitava um logotipo que não exigi-se leitura, uma marca
de fábrica fácil de lembrar para poder ser identificado e vender.
Logo
se difundiram por toda Cuba as notícias sobre os novos runs
envelhecidos com carvão vegetal Dom Facundo:
.
Os
runs cuidadosamente envelhecidos, generosos, escuros, gratos ao
paladar e um novo e milagroso rum que era suave, civilizado e
surpreendentemente fácil de beber.
.
Mas
a mitologia do morcego também ajudou. A notícia do morcego de Dom
Facundo se propagou paralelamente ao seu rum suave. O Morcego como
deram fé os cronistas locais conferiu a seu rum boa sorte e poderes
mágicos.
Hoje
o Morcego de Bacardi é uma figura bem vinda nos mais de 170 países
do mundo onde se desfruta do rum Bacardi. Está claro que a fórmula
exclusiva de Dom Facundo, o amadurecimento com carvão vegetal, e os
processos de envelhecimento são os que proporcionaram ao rum BACARDI
sua qualidade superior e sua excelente suavidade.
Não
obstante, com o Morcego como marca de fábrica, o rum tem seguido
incrementando a sorte da Companhia, levando-a à novas esferas.
Em
maio de 1886 Bacardi morre e depois sua empreendedora esposa nos
primeiros meses do ano de 1900. Os seus filhos Emilio e Facundito,
receberam a herança, e os negócios tiveram um recesso durante a
Guerra da Independência, e em 1898 reanimaram a indústria que foi próspera
durante muito tempo.
Nos
anos 30 a marca Bacardi internacionalizou-se graças ao esposo da única
filha de Facundo Bacardi. Em 31, fundam uma fábrica no México. Em
36, em Porto Rico.
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Vinte
anos depois, em uma operação secreta, temendo alguma agressão do
governo do general Fulgência Batista, os membros da empresa
transladaram a marca para o exterior, transformando-a em Bacardi
Internacional Ltda.
Bacardi
tem 141 anos é conduzida pela quinta e sexta geração de Don Facundo
e é vendida em 170 países, com 7 mil funcionários no mundo.
Líder
no mercado mundial de rum com 67%, Bacardi vende anualmente 21 milhões
de caixas de 9 litros, a segunda marca vende 3 milhões de caixas
por ano. No Brasil, a fábrica foi inaugurada em Recife em 1960.
Depois da fusão com a Martini & Rossi (fabricante do vermute),
em 1993, a unidade brasileira foi transferida para São Paulo.
Hoje,
o rum Bacardi é produzido e engarrafado nas Bahamas, Índia, México,
Panamá, Trinidad e Porto Rico. Somente es engarrafado na Austrália,
Brasil, Canadá, Costa Rica, Alemanha, Nova Zelândia, Espanha, Suíça,
Grã Bretanha e EUA. Estão agora se preparando para entrar na China.
Em
1992, foi quando nasceu a idéia de fundar o holding "Bacardi
Limited", e em 1993 Bacardi adquire o grupo Martini &
Rossi, dobrando assim seu tamanho.
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Em
1998, Bacardi Ltda., adquiriu duas das marcas líderes do mercado, o
whisky escocês "Dewar´s White Label" e a "Ginebra
Bombay", por aproximadamente 2 bilhões de dólares.
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