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A história de
Tupperware
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O eng.º Earl Silas
Tupper (28 de julho de 1907– 5 Outubro de 1983), trabalhou na
fábrica da DuPont em 1937, quando teve contatos com plásticos antes
da II Guerra Mundial. Earl, teve a idéia pioneira de criar uma tampa
estanque, utilizando como modelo uma tampa de tinta revertida. Como
inventor, ficou fazendo experimentos com plásticos até encontrar uma
maneira prática de fazer um plástico que fosse hermético, a prova de
derramamentos, que mantenha a frescura, que seja leve, flexível e
inquebrável. E que fosse proveitoso para o uso na cozinha por um
design suave e de qualidade.
Em 1948, Earl formou a
Tupperware Plastics Company e quando decidiu utilizar polímeros
mais caros em substituição de plásticos baratos, a sua empresa
criou um nível de qualidade que a distanciou da concorrência. A
qualidade dos seus produtos é tal que outras marcas não
conseguem se aproximar, seja no design, no desempenho ou na
durabilidade.
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As consumidoras já estão
tão habituadas à marca Tupperware que esta é associada ao
próprio tipo de produtos, independentemente da marca a que
pertencem. As famosas caixas de plástico, com fecho estanque
eram, na altura, tão inovadoras que quem as visse nas lojas
necessitaria do auxílio de vendedores para lhes demonstrar o seu
funcionamento.
Ann e Tom Damigella já
tinham experiência em venda direta
"Porta a Porta"
vendendo produtos da Stanley quando encontraram Earl Tupperware em
1947. O casal Damigella previu as grandes possibilidades de vendas
com os novos produtos, e mantiveram contato até que em 1949
decidiram adicionar Tupperware à linha dos produtos que ofereciam
porta a porta, além de serem os encarregados de mostrar e ensinar
aos já mais de 21 distribuidores Tuperware este novo conceito de
venda
"Por demonstração nas casas"...
Em 1950, assistiram à
primeira "reunião" com Earl Tupper, quem aperfeiçoou o sistema
home das vendas de Tupperware e outros dezesseis a vinte
distribuidores de Tupperware em torno do país. Em 1951, a Srª.
Brownie Wise, Vice-Presidente da Tupperware, promoveu a idéia
que viria a constituir o alicerce do sucesso da empresa: a
demonstração em casa como método de venda. Uma vez que a
verdadeira versatilidade da Tupperware só pode ser mostrada pela
demonstração dos produtos, seria um grande potencial e se
tornaria a chave do sucesso Tupperware.
Numa
reunião com familiares e vizinhos um grupo de pessoas fica,
invariavelmente, descontraído e receptivo com a demonstradora que
ensina várias maneiras de utilizar os produtos. As convidadas fazem
suas compras e passam momentos agradáveis recebendo informações
adicionais, tais como: dicas de congelamento, receitas e muito mais.
Com a diminuição das fronteiras culturais e com o desenvolvimento da
tecnologia, o método de venda direta torna-se uma tendência de
marketing e distribuição para o futuro.
E mais, nos mercados
onde a venda a varejo é limitada e o acesso aos produtos
geralmente é restrito, o sistema de vendas diretas proporciona
uma excelente alternativa para encontrar e atender aos
consumidores. Na Europa e África do Sul, 35 milhões de
convidadas por ano aceitam um convite para a demonstração
Tupperware. Vendidos em mais de 100 países, os produtos
Tupperware são demonstrados para 97 milhões de convidadas.
Os produtos Tupperware
foram, então, retirados dos canais de distribuição tradicionais
passando a venda a ser, exclusivamente, direta, -visto que só assim
a utilização e versatilidade dos mesmos poderia ser demonstrada. As
reuniões Tupperware, que surgiram nos anos 50, continuam, até hoje,
a ser o único canal de distribuição utilizado pela empresa.
Constituem uma forma da empresa estar junto das suas consumidoras
(as mulheres são o alvo, por excelência, da Tupperware) de forma
personalizada, sendo esta a sua principal forma de comunicação. A
publicidade Tupperware é pontual e situa-se, essencialmente, a um
nível institucional.
Por outro lado, as
reuniões são uma forma diferente de recrutar novo sangue para a
Tupperware, visto que grande parte das hospedeiras (nome dado às
senhoras que disponibilizam o seu lar para a realização de
reuniões por uma demonstradora) acabam, também elas, por vir a
ser demonstradoras. Os principais concorrentes da Tupperware,
Curver e Domplex, optaram pela grande distribuição e não pela
venda direta.
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O casal Damigellas confirmaram-se rapidamente em alguns dos
melhores nas vendas de Tupperware no país. Os filhos do casal
Damigellas, Tom Damigella Jr., e Jon Nelson, seguiram-lhes no
negócio, fazendo a distribuição e aperfeiçoando o sistema de
vendas "Porta - Casa" e sempre estiveram entre 10 maiores
distribuidores da Tuper Mundial, sendo os mais bem sucedidos ano
após ano.
Os
produtos Tupperware são concebidos de acordo com as necessidades dos
mercados a que se destinam. O centro de design que concebe as peças
destinadas ao mercado europeu situa-se na Bélgica. Um curioso
exemplo da aplicação deste conceito de total adaptação a cada
cultura, é o Kit Refeição: desenhado especialmente para o mercado
japonês, este, para além de armazenar os alimentos, incorpora
talheres orientais.
Ao tentar dar resposta
às exigências das donas de casa modernas, a Tupperware tem
evoluído constantemente ao nível do design e materiais
utilizados no fabrico dos produtos, não esquecendo a qualidade
que procura manter enquanto marca premium. A gama de produtos
Tupperware não se limita às caixas plásticas para uso doméstico.
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Encontra-se
presente no mercado dos brinquedos desde 1964, altura que lançou
a clássica bola de bebê. Mais recentemente, desenvolveu outras
linhas de produtos: cutelaria (aliando aço ao plástico) e
embalagens especiais para ir ao forno (com materiais inovadores)
que fazem concorrência ao inox.
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As idéias iniciais de Earl Tupper, que na altura soaram absurdas
para alguns, fizeram da Tupperware a empresa que é hoje - um dos
maiores fabricantes do mundo em utensílios em plástico para uso
doméstico, com vendas globais líquidas superiores a 1.2 bilhões
de dólares.
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Atualmente, a
Tupperware vende em mais de 100 países, sendo os seus produtos
demonstrados a mais de 97 milhões de convidadas por ano. Em
Portugal, existem 7.000 demonstradoras dos produtos Tupperware
tendo-se registrado um crescimento positivo das vendas nos
últimos cinco anos.
O
sucesso da Tupperware na Europa começou em 1960, com a primeira
demonstração na Inglaterra. Rapidamente a Tupperware expandiu suas
vendas por toda a região e em 1966 era vendida em 15 países europeus
e também iniciava sua penetração no continente africano. Como os USA
não davam conta da demanda, o desenvolvimento e design dos produtos
passaram a ser realizados na Europa e 7 fábricas iniciaram suas
operações na Europa e África do Sul. Sempre em contato com o
consumidor e conhecendo bem cada mercado, a Tupperware criou
produtos específicos para atender as diferentes necessidades.
No pós-guerra, com
o aumento da taxa de natalidade, surgiu a oportunidade para
desenvolver uma linha de produtos específica para o cuidado e
desenvolvimento das crianças. Os primeiros brinquedos Tupperware
foram lançados em 1964 com o clássico Encaixebol, divertido e
educacional, que continua a alegrar as crianças até hoje. Como
sempre, os produtos para todos os novos mercados tiveram grande
ênfase na forma, na função, no material e na cor. Uma política
que mantém a Tupperware numa posição de vanguarda.
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Nos anos 70 ocorreram
mudanças no estilo de vida. A mulher procurou oportunidade de
carreira fora do lar. A Tupperware ofereceu para esse novo tipo
de trabalhadoras, um jeito flexível de ganhar dinheiro e ter
tempo para os filhos e o lar. Tupperware é uma das marcas mais
reconhecidas e confiáveis no mundo. As reuniões para treinamento
e motivação de vendas podem ser locais, nacionais e
internacionais. Os programas de treinamento para a força de
vendas são realizados em uma atmosfera especial e calorosa. Os
incentivos financeiros e os bônus são também programados para
motivar a força de vendas e encorajá-la para o sucesso.
Desde o primeiro dia
da sua existência a companhia se ocupou seriamente com as
responsabilidades com o planeta, a saúde e a segurança. Todos os
produtos Tupperware são fabricados sem prejudicar o meio ambiente. A
companhia recicla todo material que sobra. Os princípios de
empacotamento e transporte refletem sua consciência na importância
de minimizar o impacto de sua atividade industrial no ecossistema/ou
meio ambiente.
Os anos 90 representam o
período de maior crescimento. A força de vendas cresce
agressivamente para atender consumidores de todos os mercados.
Em 1995 a força de vendas mundial foi incrementada em mais de
150.000 revendedoras. A Tupperware abriu novos mercados:
Croácia, Hungria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, República
Tcheca, Turquia, Rússia. - Indonésia, China e Índia também
representam uma grande oportunidade, especialmente se
considerarmos que, juntos, somam mais da metade da população
mundial. Assim como os produtos de plástico de Earl Tupper
revolucionaram o armazenamento e preparação dos alimentos, os
produtos da Tupperware para o amanhã acompanharão nosso estilo
de vida.
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