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A história de Tupperware

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O eng.º Earl Silas Tupper (28 de julho de 1907– 5 Outubro de 1983), trabalhou na fábrica da DuPont em 1937, quando teve contatos com plásticos antes da II Guerra Mundial. Earl, teve a idéia pioneira de criar uma tampa estanque, utilizando como modelo uma tampa de tinta revertida. Como inventor, ficou fazendo experimentos com plásticos até encontrar uma maneira prática de fazer um plástico que fosse hermético, a prova de derramamentos, que mantenha a frescura, que seja leve, flexível e inquebrável. E que fosse proveitoso para o uso na cozinha por um design suave e de qualidade.

Em 1948, Earl formou a Tupperware Plastics Company e quando decidiu utilizar polímeros mais caros em substituição de plásticos baratos, a sua empresa criou um nível de qualidade que a distanciou da concorrência. A qualidade dos seus produtos é tal que outras marcas não conseguem se aproximar, seja no design, no desempenho ou na durabilidade.

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As consumidoras já estão tão habituadas à marca Tupperware que esta é associada ao próprio tipo de produtos, independentemente da marca a que pertencem. As famosas caixas de plástico, com fecho estanque eram, na altura, tão inovadoras que quem as visse nas lojas necessitaria do auxílio de vendedores para lhes demonstrar o seu funcionamento.

Ann e Tom Damigella já tinham experiência em venda direta "Porta a Porta" vendendo produtos da Stanley quando encontraram Earl Tupperware em 1947. O casal Damigella previu as grandes possibilidades de vendas com os novos produtos, e mantiveram contato até que em 1949 decidiram adicionar Tupperware à linha dos produtos que ofereciam porta a porta, além de serem os encarregados de mostrar e ensinar aos já mais de 21 distribuidores Tuperware este novo conceito de venda "Por demonstração nas casas"...

Em 1950, assistiram à primeira "reunião" com Earl Tupper, quem aperfeiçoou o sistema home das vendas de Tupperware e outros dezesseis a vinte distribuidores de Tupperware em torno do país. Em 1951, a Srª. Brownie Wise, Vice-Presidente da Tupperware, promoveu a idéia que viria a constituir o alicerce do sucesso da empresa: a demonstração em casa como método de venda. Uma vez que a verdadeira versatilidade da Tupperware só pode ser mostrada pela demonstração dos produtos, seria um grande potencial e se tornaria a chave do sucesso Tupperware.

Numa reunião com familiares e vizinhos um grupo de pessoas fica, invariavelmente, descontraído e receptivo com a demonstradora que ensina várias maneiras de utilizar os produtos. As convidadas fazem suas compras e passam momentos agradáveis recebendo informações adicionais, tais como: dicas de congelamento, receitas e muito mais. Com a diminuição das fronteiras culturais e com o desenvolvimento da tecnologia, o método de venda direta torna-se uma tendência de marketing e distribuição para o futuro.

E mais, nos mercados onde a venda a varejo é limitada e o acesso aos produtos geralmente é restrito, o sistema de vendas diretas proporciona uma excelente alternativa para encontrar e atender aos consumidores. Na Europa e África do Sul, 35 milhões de convidadas por ano aceitam um convite para a demonstração Tupperware. Vendidos em mais de 100 países, os produtos Tupperware são demonstrados para 97 milhões de convidadas.

Os produtos Tupperware foram, então, retirados dos canais de distribuição tradicionais passando a venda a ser, exclusivamente, direta, -visto que só assim a utilização e versatilidade dos mesmos poderia ser demonstrada. As reuniões Tupperware, que surgiram nos anos 50, continuam, até hoje, a ser o único canal de distribuição utilizado pela empresa. Constituem uma forma da empresa estar junto das suas consumidoras (as mulheres são o alvo, por excelência, da Tupperware) de forma personalizada, sendo esta a sua principal forma de comunicação. A publicidade Tupperware é pontual e situa-se, essencialmente, a um nível institucional.

Por outro lado, as reuniões são uma forma diferente de recrutar novo sangue para a Tupperware, visto que grande parte das hospedeiras (nome dado às senhoras que disponibilizam o seu lar para a realização de reuniões por uma demonstradora) acabam, também elas, por vir a ser demonstradoras. Os principais concorrentes da Tupperware, Curver e Domplex, optaram pela grande distribuição e não pela venda direta.
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O casal Damigellas confirmaram-se rapidamente em alguns dos melhores nas vendas de Tupperware no país. Os filhos do casal Damigellas, Tom Damigella Jr., e Jon Nelson, seguiram-lhes no negócio, fazendo a distribuição e aperfeiçoando o sistema de vendas "Porta - Casa" e sempre estiveram entre 10 maiores distribuidores da Tuper Mundial, sendo os mais bem sucedidos ano após ano.

Os produtos Tupperware são concebidos de acordo com as necessidades dos mercados a que se destinam. O centro de design que concebe as peças destinadas ao mercado europeu situa-se na Bélgica. Um curioso exemplo da aplicação deste conceito de total adaptação a cada cultura, é o Kit Refeição: desenhado especialmente para o mercado japonês, este, para além de armazenar os alimentos, incorpora talheres orientais.

Ao tentar dar resposta às exigências das donas de casa modernas, a Tupperware tem evoluído constantemente ao nível do design e materiais utilizados no fabrico dos produtos, não esquecendo a qualidade que procura manter enquanto marca premium. A gama de produtos Tupperware não se limita às caixas plásticas para uso doméstico.

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Encontra-se presente no mercado dos brinquedos desde 1964, altura que lançou a clássica bola de bebê. Mais recentemente, desenvolveu outras linhas de produtos: cutelaria (aliando aço ao plástico) e embalagens especiais para ir ao forno (com materiais inovadores) que fazem concorrência ao inox.
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As idéias iniciais de Earl Tupper, que na altura soaram absurdas para alguns, fizeram da Tupperware a empresa que é hoje - um dos maiores fabricantes do mundo em utensílios em plástico para uso doméstico, com vendas globais líquidas superiores a 1.2 bilhões de dólares.

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Atualmente, a Tupperware vende em mais de 100 países, sendo os seus produtos demonstrados a mais de 97 milhões de convidadas por ano. Em Portugal, existem 7.000 demonstradoras dos produtos Tupperware tendo-se registrado um crescimento positivo das vendas nos últimos cinco anos.

O sucesso da Tupperware na Europa começou em 1960, com a primeira demonstração na Inglaterra. Rapidamente a Tupperware expandiu suas vendas por toda a região e em 1966 era vendida em 15 países europeus e também iniciava sua penetração no continente africano. Como os USA não davam conta da demanda, o desenvolvimento e design dos produtos passaram a ser realizados na Europa e 7 fábricas iniciaram suas operações na Europa e África do Sul. Sempre em contato com o consumidor e conhecendo bem cada mercado, a Tupperware criou produtos específicos para atender as diferentes necessidades.

No pós-guerra, com o aumento da taxa de natalidade, surgiu a oportunidade para desenvolver uma linha de produtos específica para o cuidado e desenvolvimento das crianças. Os primeiros brinquedos Tupperware foram lançados em 1964 com o clássico Encaixebol, divertido e educacional, que continua a alegrar as crianças até hoje. Como sempre, os produtos para todos os novos mercados tiveram grande ênfase na forma, na função, no material e na cor. Uma política que mantém a Tupperware numa posição de vanguarda.
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Nos anos 70 ocorreram mudanças no estilo de vida. A mulher procurou oportunidade de carreira fora do lar. A Tupperware ofereceu para esse novo tipo de trabalhadoras, um jeito flexível de ganhar dinheiro e ter tempo para os filhos e o lar. Tupperware é uma das marcas mais reconhecidas e confiáveis no mundo. As reuniões para treinamento e motivação de vendas podem ser locais, nacionais e internacionais. Os programas de treinamento para a força de vendas são realizados em uma atmosfera especial e calorosa. Os incentivos financeiros e os bônus são também programados para motivar a força de vendas e encorajá-la para o sucesso.

Desde o primeiro dia da sua existência a companhia se ocupou seriamente com as responsabilidades com o planeta, a saúde e a segurança. Todos os produtos Tupperware são fabricados sem prejudicar o meio ambiente. A companhia recicla todo material que sobra. Os princípios de empacotamento e transporte refletem sua consciência na importância de minimizar o impacto de sua atividade industrial no ecossistema/ou meio ambiente.

Os anos 90 representam o período de maior crescimento. A força de vendas cresce agressivamente para atender consumidores de todos os mercados. Em 1995 a força de vendas mundial foi incrementada em mais de 150.000 revendedoras. A Tupperware abriu novos mercados: Croácia, Hungria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca, Turquia, Rússia. - Indonésia, China e Índia também representam uma grande oportunidade, especialmente se considerarmos que, juntos, somam mais da metade da população mundial. Assim como os produtos de plástico de Earl Tupper revolucionaram o armazenamento e preparação dos alimentos, os produtos da Tupperware para o amanhã acompanharão nosso estilo de vida.

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