Playboy
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Em 1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era diretor de circulação
da revista Children's Activities. Ele acreditava que havia mercado para
uma revista de jovens adultos, mas as publicações masculinas eram
sobre caçadas, armas, carros, etc., e ignoravam o assunto que mais
preocupava os homens: mulheres.
Por
500 dólares, comprou os direitos de fotos que Marilyn Monroe tirou para
um calendário no início da carreira, emprestou dinheiro com amigos e
parentes e criou uma revista.
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O
nome seria Stag Party (em português, farra) e o símbolo, um veado a
fumar e à espera de uma companhia feminina. Na véspera do lançamento,
porém, Hefner descobriu que havia uma publicação com esse nome.
Pensou
em vários outros: Top Hat, Bachelor, Gentlemen, até que um amigo
sugeriu Playboy, nome de uma fábrica de carros falida. E Hefner
encomendou ao desenhista Arthur Paul uma nova mascote.
O coelho foi
adotado e hoje é uma marca mundialmente conhecida. Em outubro de 1953,
dos 69.500 exemplares do primeiro número, 54.175 foram vendidos.