representação,
negociação, marketing, vendas
victorinox
.
Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães,
Karl Elsener abriu a sua fábrica em
1884 Ibach,
Suiça. Os seus primeiros canivetes
Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891.
Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e batizou o produto homenageando os seus pais,
Victor e
Victoria.
Porém, firmas alemãs conseguiam produzir canivetes mais baratos em suas fábricas.
Mesmo perdendo sua fortuna, Elsener perseverou, focalizando suas energias na produção de outros canivetes multi-funções, como o Canivete do Estudante, Canivete do Fazendeiro e Canivete do Cadete. Em 12 de junho de 1897, Elsener registrou o projeto do "Canivete para
Oficiais", que seria responsável por seu sucesso e sua fortuna.
Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados,
Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas:
abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola.
O produto popularizou-se depois da
Segunda Guerra
Mundial, com as unidades militares americanas.
Hoje, o Canivete de Oficiais existe em mais de 100 diferentes combinações, sendo o mais notório o modelo
SwissChamp, com 33 diferentes funções, uma verdadeira caixa de ferramentas que pesa apenas 185 gramas e cabe confortavelmente em sua mão.
O SwissChamp é feito de 64 partes separadas e passa por mais de 450 processos na sua produção. O museu de arte moderna de Nova York escolheu o modelo da Victorinox Champion, precursor do SwissChamp e com 24 funções, para fazer parte de sua coleção de excelentes
designs.
.
A Agência Espacial Americana (NASA) tem o canivete Victorinox como equipamento padrão em todos os ônibus do programa espacial “Columbia”. O sucesso universal dos canivetes VICTORINOX é em muito devido à sua excelente qualidade e preço. São vendidos em mais de 100 países e possuem ótima relação custo-benefício.
.
Os maiores consumidores são os EUA e, surpreendentemente, a Alemanha, onde mesmo com uma produção doméstica muito grande a Cruz Suíça é reconhecida como um símbolo de qualidade.
.
Hoje a VICTORINOX tem mais de 950 empregados e é a maior empresa industrial do distrito de Schwyz e a maior cutelaria da Europa. Nos anos recentes, os canivetes Victorinox vêm crescendo no mercado promocional como presentes corporativos. Estão reconhecidamente entre os produtos mais populares e de mais sucesso nesta área.
|