FRITO-LAY
.
Quem diz que a
comida não pode ser divertida é porque ainda não conhece a família
de produtos da Frito-Lay, que incluem marcas de batatas fritas e de
snacks que já por si são nomes sonantes a nível mundial, como são os
casos Doritos, Ruffles, Lay’s e Fritos.
A empresa foi fundada em 1932 por Elmer Doolin, em San Antonio (Texas),
com o nome Frito Company. - No mesmo ano, Herman Lay, em Nashville,
iniciou também o seu negócio de distribuição de batatas fritas de um
produtor de Atlanta, cuja fábrica acabou por adquirir em 1938, mudando
o nome da empresa para Lay & Company; neste mesmo ano foram lançadas
as primeiras batatas fritas com a marca Lay’s. - 6 anos mais
tarde, a Lay & Company torna-se a primeira empresa de snacks a fazer
publicidade na televisão. A relação com a Frito Company surge um ano
mais tarde, no seguimento de um contrato de exclusividade de produção
e distribuição dos snacks com a marca Fritos por parte da Lay &
Company na região a sudeste dos Estados Unidos.
As duas décadas seguintes caracterizaram-se pela expansão e pela
prosperidade de ambas as empresas: a Frito-Lay lançou as marcas Cheetos
e Frito Kid e adquiriu os direitos da marca Ruffles; a Lay desenvolveu
as suas redes de distribuição nacional através da aquisição de
infra-estruturas da marca Rold Gold.
A década de 60 ficou marcada pelas fusões. Primeiro, em 1961, foi a da
Fritos com a Lay, que originou a actual Frito-Lay, e, 4 anos mais tarde,
a desta empresa com a Pepsi-Cola Company, de que resultou a PepsiCo —
a Frito-Lay e a Pepsi-Cola mantiveram-se como divisões independentes da
mesma empresa.
A diversificação, desenvolvimento e introdução de produtos parecem não
ter fim e, com funcionários dedicados e com experiência, com uma
filosofia empresarial consistente e com produtos de alta qualidade, a
Frito-Lay transformou-se na empresa líder do mercado de snacks.
.
|