GILLETE:
Como acontece com grande parte das inovações, as máquinas de barbear
Gillette surgiram num momento rápido de inspiração de King Camp
Gillette — um vendedor de rolhas de cortiça para a indústria
cervejeira —, em 1895.
Enquanto
se barbeava com uma navalha, reparou que só utilizava o gume e teve a
idéia de produzir pequenas lâminas descartáveis apoiadas num suporte
recarregável. O novo sistema de barbear foi patenteado em 1901,
originando, no mesmo ano, a empresa American Safety Razor, presidida por
King Gillette, que mais tarde deu origem à atual Gillette.
Em
1903, já sob o controlo de John Joyce, foram lançados os primeiros
produtos, com um preço de 5 dólares por suporte e 1 dólar por cada
pacote de 20 lâminas; a Gillette
vendeu 51 unidades do primeiro e 168 lâminas.
A empresa expandiu rapidamente a sua atividade para o estrangeiro e
apostou numa forte promoção da marca em todos os mercados, com
campanhas de publicidade muito apelativas. Em 1962 foi considerada pela
Fortune a 3ª empresa mais lucrativa dos Estados Unidos.
A maior demonstração de flexibilidade e força competitiva da Gillette
deu-se nos anos 60, quando a rival Wilkinson Sword lançou as primeiras
lâminas de aço inoxidável, mais resistentes e duráveis. No entanto,
a Gillette prosseguiu a sua estratégia de desenvolvimento de novos
produtos, mantendo a liderança com a Gillette Sensor e a Gillette
Sensor Excel e apostando nas mulheres, com a Gillette Satin Care for
Women. Hoje vale 5 BILHÕES de dólares e mantém o desenvolvimento de
produtos inovadores e globais.
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