NESCAFÉ
.
Foi a primeira marca de café em pó solúvel, que é ainda hoje sinônimo
de café instantâneo. A sua aparição no mercado aconteceu em 1938,
apesar de a Nestlé trabalhar no projeto desde 1930.
A idéia partiu do
governo brasileiro, que, num ato de desespero perante a queda abrupta de
vendas de café, no período entre as duas guerras mundiais, recorreu à
Nestlé para descobrir a fórmula de conservar o café, mantendo o aroma
original.
.
O
resultado foi um pó que, dissolvido em água quente, liberava o aroma
de café.
O apoio da empresa-mãe e a possibilidade de realização de fortes
investimentos publicitários garantiram o sucesso imediato do produto.
Posteriormente, foram sendo introduzidas novas variedades de café solúvel
(arábico, colombiano, etc.), que os consumidores, já fiéis à fórmula
original, aceitaram sem hesitações.
O cuidado com a adaptação do produto às necessidades, tradições e
culturas locais contribuiu decisivamente para que a marca esteja no
ranking das mais valiosas do mundo.