Dê
retorno
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Numa
reunião de avaliação de "performances
de sucesso"
de funcionários, fiquei impressionado ao ver que notas altas foram
dadas àquelas pessoas e subordinados que têm por hábito dar retorno
do que lhes é pedido antes mesmo da tarefa estar completada. Esses
subordinados (até
gerentes e diretores)
foram muito bem avaliados à medida em que conseguem tirar a ansiedade
de seus superiores ao deixá-los informados do andamento das coisas que
estavam fazendo e em que etapa do trabalho se encontravam.
Ficou
claro que não estávamos falando de "puxa-sacos" que ficam
o tempo todo alardeando o que estão fazendo, mesmo em trabalhos de
rotina. Falávamos de pessoas que valorizam a comunicação e que
compreendem que a "matéria prima" mais importante de uma
chefia é justamente a informação.
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Não
há nada pior e mais fatal para um chefe do que estar desinformado do
andamento de tarefas importantes de seu setor. Verificamos também
nessa avaliação que uma das coisas mais irritantes para um chefe é
ter que estar a todo momento perguntando a seus subordinados como está
o andamento de tal e qual projeto ou tarefa.
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Esse hábito de dar retorno é ainda mais fundamental para secretárias,
por exemplo. Atitudes como informar "Aquele fax para a matriz que
o senhor pediu já foi enviado e recebido...". "Estou
tentando a ligação para o diretor fulano. Ele está em reunião e
ligarei daqui a dez minutos novamente...". são fundamentais.
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Da mesma forma, quando se presta um favor ou se indica alguém para
outra pessoa, é fundamental que a pessoa que recebeu esse favor
retorne os resultados, seja para agradecer ou mesmo para dizer "-
Falei com fulano e ele disse...". "- Muito obrigado. Aquela
pessoa que você me indicou....".
Dar
retorno é um hábito que precisamos incorporar em nosso dia-a-dia. Faça
isso e você sentirá uma grande diferença em seu relacionamento com as
outras pessoas e principalmente com seus superiores hierárquicos.
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Pense
nisso. Boa Semana. Sucesso!
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SR.
PROF. LUIZ MARINS Ph.D
DIRETOR DO INSTITUTO ANTHROPOS CONSULTING