Seja
subjetivo: - Não
contrate apenas com base em critérios objetivos como a experiência e
as capacidades analíticas.
.
Pague
acima da média:
- Um
excelente serviço requer empregados bem pagos e motivados.
Certifique-se de que tem boa reputação como empregador. Aposte no
efeito "boca a boca".
.
Imagine
o candidato ideal: - Visualize
o funcionário perfeito em termos de serviço aos clientes. Depois,
convide a sua equipe e tente fazer a encenação.
.
Esqueça
as especificações e descrições:
- As
especificações sobre a pessoa e as descrições do cargo fornecem
poucas pistas em relação ao tipo de colaborador que fará um
excelente trabalho.
.
Não
dependa dos currículos:
- Por
vezes, pouco dizem sobre as capacidades e a personalidade dos
candidatos.
.
Selecione
em equipe:
- Não
decida nada sozinho. Ouça as opiniões de quem trabalha consigo antes
de contratar.
.
Seja
criativo:
- Anuncie
e selecione de forma diferente.
.
Confie
na sua intuição:
- É
essencial que recolha o máximo de informação sobre os candidatos.
Depois os seus sentimentos e a intuição farão o resto.
.
Seja
rápido:
- Depois
de tomar a decisão, comunique-a de imediato. Se o candidato tem valor
irá receber mais ofertas.
.
Não
dê um peso excessivo às referências:
- Estas
são, normalmente, excelentes e só servem para confirmar fatos.
Raramente serão úteis para aferir a personalidade e o caráter do
candidato.