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OS CINCO MITOS DA GESTÃO DA MUDANÇA

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I A gestão da mudança consiste em prever o futuro de uma organização e trabalhar para chegar lá. Estaria correto se a envolvente organizacional fosse estável e previsível. É impossível definir objetivos concretos para os próximos 10 ou 15 anos, contudo, deverá desenvolver competências centrais que lhe permitam ser competitivo, independentemente das circunstâncias do mercado.

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II Uma boa gestão da mudança baseia-se em análises detalhadas. A regra 80/20 aplica-se à generalidade dos casos: 80% dos benefícios de uma mudança são obtidos através de 20% das análises. O excesso de análise pode provocar a paralisação dos processos e o sentido de oportunidade é a melhor defesa contra a inércia.

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III Decida primeiro a estratégia empresarial e depois adapte a cultura à mudança. Teoricamente está correto. No entanto, as estratégias têm uma duração entre 1 e 3 anos, enquanto a mudança de valores e de cultura dura entre 5 e 15 anos. 

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IV As pessoas resistem à mudança se não ganham nada com isso. Um programa de mudança com esta base está condenado ao fracasso. As pessoas deverão compreender e aceitar a necessidade de mudança, mesmo que não sejam os beneficiados mais diretos.

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V Para uma mudança positiva, os gestores de topo têm que convencer os colaboradores. Como é difícil reunir o consenso, cabe ao líder reunir a aprovação de cerca de um quinto das pessoas, as mais carismáticas para o ajudar na sua missão.

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