OS
CINCO MITOS DA GESTÃO DA MUDANÇA
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I
A gestão da mudança
consiste em prever o futuro de uma organização e trabalhar para chegar
lá. Estaria correto se a envolvente organizacional fosse estável e
previsível. É impossível definir objetivos concretos para os próximos
10 ou 15 anos, contudo, deverá desenvolver competências centrais que
lhe permitam ser competitivo, independentemente das circunstâncias do
mercado.
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II
Uma boa gestão da mudança baseia-se em análises detalhadas. A regra 80/20
aplica-se à generalidade dos casos: 80%
dos benefícios de uma mudança são obtidos através de 20%
das análises. O excesso de análise pode provocar a paralisação dos
processos e o sentido de oportunidade é a melhor defesa contra a inércia.
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III
Decida primeiro a estratégia empresarial e depois adapte a cultura à
mudança. Teoricamente está correto. No entanto, as estratégias têm
uma duração entre 1 e 3 anos, enquanto a mudança de valores e de
cultura dura entre 5 e 15 anos.
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IV
As pessoas resistem à mudança se não ganham nada com isso. Um
programa de mudança com esta base está condenado ao fracasso. As
pessoas deverão compreender e aceitar a necessidade de mudança, mesmo
que não sejam os beneficiados mais diretos.
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V
Para uma mudança positiva, os gestores de topo têm que convencer os
colaboradores. Como é difícil reunir o consenso, cabe ao líder reunir
a aprovação de cerca de um quinto das pessoas, as mais carismáticas
para o ajudar na sua missão.