Como
a tecnologia pode ajudar a sua empresa
.
Muito
dinheiro foi gasto em vão em busca de uma solução tecnológica, com a
ilusão da organização dos negócios de forma fácil. Ainda hoje
muitos continuam em buscam desta solução sem entender realmente o que
precisam. A solução existe, mas exige esforço conjunto e um software
adequado, é necessário entender alguns pontos importantes para ganhar
com o uso da tecnologia.
O primeiro ponto e mais importante é lembrar que um sistema por
definição é: A combinação de partes coordenadas para um mesmo
resultado, que em linguagem empresarial é o esforço conjugado da direção,
funcionários, técnicos e tecnologia com o objetivo de melhorar
continuamente os resultados da empresa.
O segundo: Tecnologia não é computador, programa ou automatização
dos trabalhos manuais e sim um diferencial que agrega tecnologia e
conhecimento ao negócio, substituindo o trabalho braçal pelo
intelectual, aplicando as modernas técnicas de planejamento e organização,
aquelas que vemos nas palestras e livros e nunca sobra tempo de aplicar.
Somos parte de um sistema maior e precisamos interagir para
sobreviver, com a globalização tudo está cada vez muito rápido, e
para continuarmos competitivos temos que ser cada vez melhores, mais ágeis
e baratos. As tecnologias evoluem vertiginosamente e o software de ERP
continua sendo a melhor e mais eficiente ferramenta para auxiliar nos
processo de planejamento e organização.
Esta decisão só pode dar certo se adotarmos uma solução que
agregue intelecto a empresa, para isto é necessário investir em
treinamento do pessoal e em um produto que tenha experiência de
mercado, que tenha uma equipe dedicada a seu desenvolvimento, e que
atenda a todas as áreas de nossa empresa. Mesmo que não seja planejado
o uso imediato de todos os recursos do software é importante que ele
seja completo, pois as necessidades começam a aparecer já durante a
implementação. Enfim é necessário encontrar equilíbrio entre
pessoas, processos e tecnologia.
A avaliação de um sistema ERP, implica no detalhamento das
necessidades operacionais, gerenciais e integrações destas na empresa,
seguido de um estudo da aderência do sistema de ERP a estas
necessidades.
Na
empresa:
-
Informações
gerenciais
-
Pontos
de lucratividade
-
Pontos
de desperdício
-
Pontos
de retrabalho
-
Fluxo
de informação interno
-
Fluxo
de informações entre unidades
-
Fluxo
de caixa
-
Controle
de Tributos
-
Gerencia
de Compras
-
Capital
de giro x Estoque
-
Produção
Prevista x Realizada
-
Gerencia
de Recursos humanos
-
Qualidade
dos serviços internos de informática
-
Qualidade
dos serviços de informática terceirizados
No
ERP:
-
Situação
atual e futura do fornecedor, verificando sua credibilidade no
mercado e perspectivas de crescimento;
-
Tecnologia
atual do software e evolução prevista;
-
A
Funcionalidade e produtividade;
-
Aderência
do produto as necessidades da empresa;
-
Nível
de integração do produto e como os demais produtos da empresa e do
mercado;
-
Flexibilidade
e parametrização do software;
-
Informações
gerenciais, e de apoio e agilidade a tomada de decisão;
-
Metodologia
de implementação do software.
Robinson
Oscar Klein é bacharel em Ciências da Computação,
presidente
do conselho de informática da ACINH, e diretor da ABYZ Informática
robinson@abyz.com.br