profissionais
do meio: - o renascimento
.
Esta
nova fase de reformulação dos negócios com crescente aumento de
produtividade provocará o fim de inúmeras atividades e ocupações.
Nos próximos anos, milhares de funcionários poderão perder seus
empregos, à medida que suas atividades sejam substituídas por software
e pela Internet.
Na
realidade, as novas empresas com atividade na rede criam sites que
lhes permitem atuar como os novos intermediários do mundo virtual,
"cibermediários" e agregar valor aos seus clientes,
gerando-lhes riqueza efetiva. A atividade de colocar compradores
e profissionais de venda de frente um para o outro atividade do homem
do meio não vai morrer.
Quem
vai desaparecer é aquele intermediário antigo, tirador de pedido. Os
novos cibermediários
estão criando demanda e sendo procurados cada vez mais. Ninguém sabe
exatamente quantas ocupações foram eliminadas ou criadas pelo mercado
eletrônico, nem quantas mais serão afetadas.
Mas
o certo é que surgirão cada vez mais intermediários empenhados em
ajudar as pessoas a coletar e decifrar a enorme quantidade de informação
que empilha diariamente em centenas de milhares de websites.
Estudiosos dizem que as oportunidades para o novo homem do meio estarão
em todos os lugares onde a informação é o produto.
Até
agora, os intermediários mais afetados pela Rede são aqueles que
vendem commodities que não precisam ser testadas, provadas,
experimentadas ou tocadas.
Livreiros
e agentes de viagem estão entre eles. Empresários com receita
decrescente começam a enfrentar as mudanças, desenvolvendo sites que
captam a atenção dos clientes, estimulam sua imaginação e os fazem
pensar em agir de maneira diferente, concebendo novas formas de fazer
negócio; aqueles em desacordo com a necessidade de mudança
apresentam suas justificativas para permanecer como estão.
Nesta
linha, muitos editores lêem a maioria dos livros dos seus estoques e
orgulham-se de que a atenção individualizada que proporcionam a cada
cliente vai garantir sua fidelização. Este argumento, embora válido,
não considera a grande vantagem da Rede para atender um mercado muito
maior e prover outras facilidades que uma opção face a face não
conseguiria basta fazer uma visita à Amazon.com,
a maior livraria virtual da atualidade.
Sites
especializados no mercado imobiliário provêm um exemplo típico de
agregação de valor na venda e alugueis de casas pela Internet
reconhecendo a dificuldade dos compradores visitarem todas as opções
desejadas, eles listam as casas à venda dentro do segmento desejado,
dá detalhes da vizinhança em torno de cada seleção, mostra
fotografias inclusive de interiores, criando vantagens reais para os
clientes interessados.
O
fato é que os intermediários não estão mortos, mas somente as
maneiras antigas de eles fazerem negócio.
Vivos
permanecerão aqueles preocupados em permanentemente se reinventar.
INSTITUTO
MVC - ESTRATÉGIA E HUMANISMO