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Valores quebrados atraem clientes

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Num eterno jogo de sedução em que a mercadoria é, muitas vezes, o que menos importa, o preço tem-se intensificado como uma ferramenta de vendas, capaz de conquistar o consumidor. Estudo intitulado "as relações do consumidor perante as estratégias de precificação psicológica", coordenado pelo professor Cláudio Felisoni de Angelo, da Provar-FIA-USP, constatou que os preços quebrados como o famoso R$ 9,99 chamam mais atenção do que valores inteiros. A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação ao uso de preços singulares e absolutos, além de promoções e descontos. O estudo indica que, além do preço em si, a forma como eles são comunicados ao público também influi na hora da compra (Artigo: Como influi a percepção de preços nos clientes?).

Cerca de 70% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que valores como R$ 5,99, por exemplo, despertam mais interesse do que números redondos. Para o coordenador do estudo, fatores psicológicos devem ser levados em conta durante a realização de estratégias de precificação.

Cerca de 60% dos entrevistados disseram que não associam os produtos com preços quebrados a mercadorias de qualidade inferior.

Os setores de vestuário e farmácias foram indicados como os que mais se beneficiam por esse tipo de precificação, chamada singular. Entretanto, as ofertas e promoções continuam sendo estratégias mais atraentes para o consumidor. Segundo a pesquisa, os entrevistados confirmaram que o velho “leve três, pague dois”, além do oferecimento de descontos (que muitas vezes não passam da etiqueta!) são formas mais atraentes de vendas do que os preços singulares (Artigo: Cuide os sinais que dão os preços).
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Para os pesquisadores, a fixação de preços é um jogo, já que o êxito depende não só das decisões do lojista, mas também da forma como os clientes e concorrentes reagem a elas. “Com a estabilidade da inflação, a precificação da mercadoria tornou-se uma forte estratégia”, garante. Um exemplo pode ser verificado nos postos de gasolina de Fortaleza. Segundo o gerente de um desses estabelecimentos, que prefere não se identificar, ele sempre acompanha os preços do seu vizinho
(Artigo: Uma guerra de preços acaba com muitas cruzes!).

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