O
seu produto é realmente pioneiro?
.
Robert
McMath
desenvolveu o Índice de Inovação, que quantifica até que ponto é
que um novo produto oferece vantagens aos consumidores e se diferencia
das marcas existentes no mercado. Eis os cinco critérios considerados
para o apuramento do Índice de Inovação..
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O
produto está posicionado para novos utilizadores ou para uma nova
utilização?
-
A
embalagem é inovadora e oferece algum benefício aos consumidores?
-
É
acrescentado algum valor através da nova fórmula?
-
Existe
uma inovação técnica?
-
O
produto abre um novo segmento de mercado?
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tendências que pode e deve explorar
Conveniência.
É algo que poupa tempo: é uma encomenda por via eletrônica de artigos
de mercearia, uma entrega ao domicílio ou uma encomenda por correio.
Mas é também uma nova forma de abertura fácil de uma embalagem, uma
forma inovadora de cozinhar com rapidez ou um parque de estacionamento
junto ao ponto de venda.
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Ambiente.
Há mais de uma década que o ambiente está na ordem do dia. A tendência
veio para ficar. Cada vez mais os consumidores estarão dispostos a
pagar mais por produtos amigos
do ambiente.
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INteração
de etnias.
A globalização tem aproximado as pessoas, mas não irá eliminar as
características de cada povo. É como uma salada mista: os ingredientes
estão misturados, mas cada um tem o seu sabor particular. Os
restaurantes típicos de diversos países do mundo, por exemplo, estão
a fazer sucesso.
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Divertimento.
Aproveite o que há de mais divertido nos seus produtos. Isto é
particularmente importante no mercado alimentar, desde que se trate de
comida fácil de preparar, pronunciar e comer. Os gelados têm agora
nomes divertidos, os cereais de pequeno-almoço têm formatos engraçados
e com a própria embalagem pode construir um brinquedo. Seja original. Não
restrinja o produto à sua utilização mais imediata, dê espaço à
sua imaginação e à dos seus clientes.
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Nutrição.
Aplique os novos conceitos de alimentação
saudável
quando desenvolver um novo produto alimentar, nomeadamente sem
sal,
desde que seja saboroso, baixas
calorias,
sem
colesterol,
sem
gordura.
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Embalagem.
Opte por embalagens diferentes, em termos de formato e decoração.
Assegure-se que utiliza um tamanho de letra que mesmo uma pessoa com
problemas de visão possa ler. Utilize embalagens com a menor dimensão
possível. Numa economia global, seja consistente na idéia-chave, a
Coca-Cola optou pelo formato da garrafa, a Pepsi pela cor azul e a Nike
pelo seu logótipo e todas elas se deram muito bem no mercado
internacional.
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Dimensão.
Varie a dimensão do seu produto. Não só estará a adotar novos
posicionamentos ao longo do tempo, mas estará a aproveitar novas
oportunidades inexploradas, diferenciando o seu produto dos da concorrência.
A miniaturização é uma opção, como aconteceu com os snacks de
chocolate, mas o aumento de tamanho está relacionado com promoções,
que captam a atenção dos consumidores.
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Juventude.
Como os pais trabalham fora de casa, os filhos assumem uma maior
responsabilidade nas compras domésticas, sobretudo alimentares. Existem
cereais destinados «apenas a jovens», pizzas com dimensões e sabores
que agradarão mais a pessoas jovens, micro-ondas cada vez mais fáceis
de utilizar e uma maior diversidade de serviços via Internet ou televisão
interativa, que os mais jovens utilizarão com muito menos resistência
do que um adulto.