ÉTICA
E Valores
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Os
representantes e funcionários precisam de valores que os auxiliem a
guiarem o seu comportamento. Em organizações onde os colaboradores
tenham maiores responsabilidades, estes valores vão ajudá-los nos
processos de decisão. Em empresas com valores sólidos, eles trabalham
em direção aos mesmos objetivos.
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O problema é que em muitas companhias existe um fosso entre os
valores estabelecidos e a prática. "Façam
o que eu digo e não o que eu faço",
parece ser uma atitude freqüente. Apesar do desenvolvimento dos valores
explícitos da empresa serem relativamente recentes, a sua função não
é.
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As
lideranças sempre traçaram os objetivos que os colaboradores deveriam
seguir. Os valores são objetivos que as organizações atuais definem
para os seus colaboradores para concretizarem a sua estratégia.
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E os problemas do passado continuam a registra-se no presente.
Para transformar os valores em modelos de comportamento é necessário
explicar-lhes por que é que são importantes. Colaboradores que não
entendam a sua importância não o seguirão.
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Por outro lado, explique-lhes como os valores e os objetivos da
empresa se relacionam com as suas responsabilidades específicas.
Finalmente, deve recompensar os que sigam os valores, porque isso reforça
a sua importância.
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As pessoas não se esforçarão por respeitar os princípios da
empresa se virem que o chefe os ignora. Outra armadilha em que não deve
cair é a de ser o único gerente que leva os princípios da empresa a sério.
Em vez de ser olhado como herói poderá ser apontado como um careta.
Certifique-se de que outros gerentes cumpram com a sua missão, sob o
risco de lhe comprometerem se assim não o fizerem.