Conheça
a sua concorrência
.
Todo empreendedor adora vencer a concorrência. Mas a verdade é
que a maioria dos empresários e executivos estão repletos de coisas a
fazer para ter tempo de pensar no que a concorrência está fazendo.
E para ser sincero com você, hoje em dia não existe desculpas
para você não aprender sobre a sua concorrência. Basta sentar na
frente de um computador com acesso a internet, e bum! Um mundo de
informações e conhecimentos sobre os seus concorrentes e o que eles
estão fazendo aparecerá na sua tela.
Você
não tem internet?
Aqui vão outras idéias sobre como você poderia aprender sobre a sua
concorrência.
Vá as compras. Por exemplo, vá até a loja onde o seu produto
está sendo vendido e confira como ele está posicionado em relação a
concorrência. Se você trabalha com serviços, experimente comprar do
seu concorrente. Ligue para ele, visite a empresa dele. Peça para um
membro da sua equipe – quando possível - para realmente comprar um
produto ou serviço no seu concorrente.
Assine a revista ou jornal da sua indústria. E leia-o por INTEIRO.
Da capa a contra-capa! Eu vejo uma pilha de jornais e revistas que não
são lidos nas mesas das pessoas... Os jornalistas já são muito bem
pagos para selecionar os artigos... portanto, LEIA!
Compareça a eventos organizados pelos seus fornecedores. Sair do
seu escritório de vez em quando e encontrar os seus concorrentes é
fundamental.
Compareça ao principal evento da sua indústria pelo menos uma
vez por ano. Você talvez associe esses eventos a uma total perda de
tempo. Pense novamente. Andar pelos corredores e prestar atenção as
novidades que TODOS
estão trazendo e como estão oferecendo pode revitalizar o seu negócio.
Pesquise os seus clientes. Pergunte a eles o que eles gostam e não
gostam sobre a sua empresa. Faça as perguntas certas, e note que eles vão
dizer muitas coisas sobre você. Ofereça um desconto ou brinde àqueles
que participarem da pesquisa.
Converse com analistas e consultores que trabalham na sua indústria.
Convide formadores de opinião, jornalistas, clientes, fornecedores para
simplesmente conversar sobre a indústria e os negócios. Pergunte como
eles vêm você e como eles vêm a sua concorrência.
Leia revistas e jornais de negócios. Envie artigos ou determine
uma pessoa na sua equipe para selecionar e manter toda a empresa
informada sobre os fatos e idéias mais relevantes para o seu negócio.
.
Aprenda
sobre a sua concorrência!
.
PROF.
RICARDO JORDÃO MAGALHÃES
.PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING