Na
relação com os clientes
.
Trate
todos os clientes como sendo iguais.
Todos somos iguais, mas um é diferente do outro.
Todos os clientes gostam de pensar que o serviço é feito à sua
medida, quanto mais individualizado for o serviço, maior será a
satisfação do cliente. O atendimento deve ser personalizado, mas de
acordo com as necessidades dos clientes e não em função da sua
simpatia ou poder. Nunca deverá haver exceções a este princípio.
EDUQUE
OS CLIENTES. Quando
os clientes não compreendem as condições particulares sob as quais a
sua equipe trabalha, fazem exigências desmedidas. São pedidos que a
eles lhes parecem razoáveis, mas que estão muito além da capacidade
de resposta dos seus colaboradores. Se apenas lhes disser NÃO,corre
o risco de pensarem que não está querendo dar resposta às suas exigências.
E este ciclo de pedido e rejeição torna-se tão vicioso que prejudica
a relação. Educar os clientes é um processo que depende da construção
de uma boa relação entre as partes. Faça uma parceria, em que as
partes assumem a responsabilidade pelo sucesso de ambas. Isso pode
envolver, por exemplo, o convite para que o cliente participe nas sessões
de planejamento do seu grupo de trabalho.
Outros
erros:
-
Ignorar
os clientes.
-
Ignorar
e substituir a opinião dos clientes pela sua, que considera mais válida.
-
Não
permitir que os seus trabalhadores lidem com os clientes.
-
Não
observar a mudança das necessidades dos clientes.
-
Recusar-se
a colaborar com os clientes.
-
Ignorar
e não atender os fornecedores.
-
Não
ser um bom cliente, cooperando com os fornecedores