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Na relação com os clientes

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Trate todos os clientes como sendo iguais. Todos somos iguais, mas um é diferente do outro. Todos os clientes gostam de pensar que o serviço é feito à sua medida, quanto mais individualizado for o serviço, maior será a satisfação do cliente. O atendimento deve ser personalizado, mas de acordo com as necessidades dos clientes e não em função da sua simpatia ou poder. Nunca deverá haver exceções a este princípio.

EDUQUE OS CLIENTES. Quando os clientes não compreendem as condições particulares sob as quais a sua equipe trabalha, fazem exigências desmedidas. São pedidos que a eles lhes parecem razoáveis, mas que estão muito além da capacidade de resposta dos seus colaboradores. Se apenas lhes disser NÃO,corre o risco de pensarem que não está querendo dar resposta às suas exigências. E este ciclo de pedido e rejeição torna-se tão vicioso que prejudica a relação. Educar os clientes é um processo que depende da construção de uma boa relação entre as partes. Faça uma parceria, em que as partes assumem a responsabilidade pelo sucesso de ambas. Isso pode envolver, por exemplo, o convite para que o cliente participe nas sessões de planejamento do seu grupo de trabalho.

Outros erros:

  • Ignorar os clientes.

  • Ignorar e substituir a opinião dos clientes pela sua, que considera mais válida.

  • Não permitir que os seus trabalhadores lidem com os clientes.

  • Não observar a mudança das necessidades dos clientes.

  • Recusar-se a colaborar com os clientes.

  • Ignorar e não atender os fornecedores.

  • Não ser um bom cliente, cooperando com os fornecedores

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