SE CONSELHO FOSSE BOM
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Confesso
que já virou paranóia a minha intensa procura de motivos que
garantam uma maior produtividade / eficiência / satisfação e
retenção entre os integrantes das equipes de
operadores/atendentes de tele-marketing.
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Já dei muito conselho sobre as características pessoais
e virtudes que tais profissionais que trabalham nos contact
center e suas diversas modalidades de prestação de serviços,
deveriam ter. Mas as pessoas continuam descontentes,
improdutivas e, também por isso, saindo das empresas.
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Volta e meia me deparo com uma nova receita milagrosa
sobre o novo atendente e suas virtudes de super homem, ou mulher
maravilha. Confesso que pagar cerca de R$ 500,00, em média,
para contar com profissional que tenha entusiasmo, autoconfiança,
determinação, além de boa dicção, habilidade verbal, saber
ouvir, escolaridade, fácil argumentação, comprometido,
proativo, etc, etc... parece querer muito. Ou não?
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Cá entre nós, você tem tudo isso? Sempre? Talvez seja
por isso que muitos achem que você já poderia, no mínimo, ser
diretor(a) da sua empresa...
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Concordo com tudo com o que as áreas de recrutamento e
seleção fazem para identificar o funcionário mais adequado à
função desejada, desde que mantenham um profundo respeito pelo
ser humano que escolheu sua empresa para nela realizar seus
sonhos, ou pelo menos ganhar seu sustento.
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Nas salas de aula a maioria das pessoas se revelam,
principalmente no que diz respeito às crenças e valores.
Existem pessoas que têm qualificação adequada para exercerem
a função, porém suas crenças não facilitam seu bom
desempenho. Vender, por exemplo. Muitos cresceram ouvindo que
vendedor é enganador; promete mas não cumpre; enrola todo
mundo e dá no pé, etc.
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Com
esta crença arraigada e muitas vezes solidificada com uma fé
religiosa, como querer que esta pessoa tenha um desempenho
satisfatório. Testei várias vezes em sala e posso dar meu
testemunho que na prática isto se revelou verdadeiro. Nunca,
jamais dizer que esta pessoa não serve para tele-marketing. Que
tal colocá-la numa operação receptiva para colher opiniões,
oferecer ajuda, etc.
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Também verifiquei que certas pessoas têm uma facilidade
incrível para guardar textos, letras de música, versos. Que
tal colocá-las numa operação de SAC,
pois elas facilmente se lembrarão dos procedimentos , etc. Mas
não as coloquem em vendas.
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E
os vendedores?
Acima de tudo querem o reconhecimento, e gostam de dinheiro.
Adoram programas de incentivo; são um pouco esquecidos dos
procedimentos (ao contrário do exemplo anterior) e
provavelmente não sabem uma música por inteiro ( não seguem o
script sempre, pois para eles cada caso é um caso).
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Sei
lá, se conselho fosse bom....
SR.
PROF. JOSÉ TEOFILO NETO
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DIRETOR
COMUNICAÇÃO
DIRETA CONSULTORIA
José
Teofilo Neto,
é engenheiro eletricista formado pela FEI (72), com especialização
em Telecom e Marketing; durante muitos anos atuou em companhias
telefônicas como gerente de relacionamento para grandes
empresas, responsabilizando-se pela consultoria técnico -
comercial, sugerindo ações quanto ao dimensionamento de linhas
e equipamentos e venda de serviços de telecom. Foi um dos
iniciadores da atividade de tele-marketing de maneira
profissional e estruturada. Palestrante em inúmeros seminários;
articulista de diversas revistas, jornais e sites.;
Alameda
dos Guainumbis, 1617 - Planalto Paulista - CEP 04067-003 - São
Paulo (SP) - Brasil
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