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maneiras de perder um cliente na internet
(se
sobrou algum)
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Para
as empresas que possuem web site de comércio eletrônico na internet
e
ainda não notaram alguns detalhes....
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1.
Fazer com que seja difícil fazer negócios com você.
Se o cliente não conseguir encontrar rapidamente o que ele procura, se
o cliente se perder na loja e não conseguir nem voltar para a página
principal..., bye bye cliente. Ter uma navegação fácil da página
principal até a colocação do pedido e vice-versa é essencial.
Experimente comprar no seu web site, certifique-se que a coisa toda é
realmente fácil, rápida e segura. Quanto mais cliques for necessários
para comprar, mais clientes você irá perder.
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2.
Oferecer pouca ou apenas uma única forma de pagamento.
A não ser que você esteja vendendo produtos de alto valor agregado,
você precisa aceitar cartão de crédito. Quanto mais opções de
pagamento você oferecer ao seu cliente, maior a chance de fechar uma
venda.
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3.
Perguntar por muitas informações sobre o cliente.
Muitos web sites tentam coletar uma grande quantidade de informações
sobre os seus clientes no momento da finalização do pedido. Não
cometa esse erro. Não caia na tentação de coletar informações que
nunca serão usadas. O processo de compra deve ser o mais rápido possível.
Existe outros momentos e ferramentas para perguntar coisas do tipo,
"Onde você ouviu falar da nossa empresa?".
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4.
Usar software de comércio eletrônico de terceira categoria.
Existe dezenas de softwares de comércio eletrônico disponíveis no
mercado. Alguns são melhores do que os outros. Alguns, do ponto de
vista do usuário, são terríveis. Um processo de compra mal desenhado
pode acabar com a venda.
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5.
O design das páginas.
O seu web site parece maravilhoso na tela de vinte e uma polegadas do
programador e designer gráfico, mas será que a coisa toda ficará boa
na tela de um cliente que nem monitor colorido possui? Antes de colocar
o web site no ar, realize períodos de experimentação do site com os
seus clientes.
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6.
Armazenar o seu web site em um servidor lento.
Nada espanta mais clientes do que páginas lentas para ler. Uma vez que
o cliente tenha se decidido por comprar na sua loja, é vital que o botão
de "comprar" esteja próximo e o seu efeito seja rápido.
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7. Não ter informação suficiente sobre o produto.
Se os seus clientes sabem exatamente o que eles procuram, então você não
precisa de informações sobre produtos. Agora, se for o contrário, e o
seu cliente não sabe exatamente o que procura ou o que ele precisa, ele
provavelmente não irá assumir o risco de comprar sem ter informação
sobre o produto. Muita informação sobre produtos nunca é demais.
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8.
Ter um web site que parece desatualizado.
Um web site que pareça desatualizado será considerado suspeito pelos
clientes. Você colocaria um pedido em um web site que tenha uma
mensagem tipo, "Última atualização 15-01-03?". Inclusive
colocar a data do dia na página principal faz o web site parecer vivo.
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9.
Nenhum contato.
Os clientes se sentem mais confortáveis se eles souberem com quem estão
negociando. O link "Contato" na página principal é essencial
para qualquer web site, inclusive o seu. Se você puder colocar fotos
dos seus funcionários melhor ainda. Não deixe de incluir os fatos
sobre a empresa, como história, missão, visão, valores, testemunhais
de clientes etc.
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Evitar
os erros acima não garantem que você irá atrair clientes para loja,
mas
certamente irão aumentar as chances de converter visitantes do web site
em clientes.
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PROF.
RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING.