QUATRO
TÉCNICAS ANALÍTICAS DE BASES DE DADOS
.
Análises
estatísticas: -
Trata-se de um conjunto de métodos utilizados para processar grande
quantidade de informação e descobrir fatos chaves, modelos de
comportamento e tendências. A metodologia estatística tem dois
procedimentos essenciais: a classificação (estabelecer categorias de públicos)
e a segmentação (diferenciar sujeitos, objetos ou variáveis com
respeito a um grupo homogêneo). A análise estatística aumenta as
probabilidades de que cheguemos ao público que realmente está
interessado em nossa oferta.
.
Processamento
analítico on-line (OLAP:
OnLine Analytical Processing). Os usuários podem extrair dados fácil e
seletivamente para, posteriormente, observar-los de diferentes
perspectivas: por exemplo, a venda de um produto por meses, segundo
pontos geográficos, sua evolução anual. Esta estrutura só pode
configurar-se em uma base de dados multidimensional, em que cada campo
ou atributo é uma "dimensão". O OLAP permite fazer um
histórico e marcar tendências, ter vantagens em oportunidades
emergentes e adotar ações corretivas para solucionar possíveis
problemas.
.
Data
mining. Esta
técnica detecta modelos significativos e relações entre os dados e
fornece informações para a tomada de decisões. Faz um perfeita
fotografia do que vai acontecer: quais podem ser os melhores
consumidores, que tipo de informação sabem recusar e qual é a que
desejam obter, os riscos que tolera uma reação adversa as ofertas.
.
Text
mining. É a
análise de informação não estruturada, textual mediante a detecção
de modelos e relações entre milhares de documentos, como correios
eletrônicos, informes ou páginas web. "Text mining" extrai
termos e frases, os classifica por campos (como produtos, organizações,
pessoas) segundo seu significado contextual.