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Nenhuma tecnologia bate um bom diálogo

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Nenhuma tecnologia inventada até hoje supera um bom diálogo. Uma conversa franca, sincera, honesta, transparente e verdadeira entre duas pessoas. 
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Aproveite esse início de ano para você sentar com cada um dos seus funcionários diretos e fazer uma revisão sobre o desempenho deles durante o último ano, ou trimestre que passou. 
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A propósito, conversar com os seus funcionários sobre a sua performance, deveria ser uma tarefa prioritária da sua parte. Poderia ser uma conversa mensal, trimestral, ou semestral..., escolha o que for melhor para ambos, mas faça algo. Aqui vão algumas dicas caso você se decida por colocar em prática essa idéia:

Aprenda a fazer anotações sobre o seus funcionários durante o período de avaliação. Não confie apenas na sua memória para se lembrar das coisas boas e ruins que aconteceram. Se você fizer isso, você será capaz de se lembrar apenas dos eventos mais recentes ou das falhas das pessoas. 
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Peça para cada um dos seus funcionários escreverem uma auto-avaliação e enviar para você antes da conversa entre vocês acontecer. A auto-avaliação será a sua chance de se lembrar de fatos, conquistas e desafios enfrentados e preparar a sua estratégia para a reunião. Ao contrário do que muitos acreditam, o ser humano tende a ser honesto e subestimar a sua própria performance. 
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Nas áreas onde você não concorda com a auto-avaliação do funcionário, venha preparado com os exemplos necessários para ilustrar o seu ponto de vista. Não se esqueça também de ilustrar a boa performance do funcionário com exemplos bons. 
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Converse sobre o que está escrito. É muito comum acontecer o fato da reunião se centrar em fatos que não estão escritos na avaliação. 
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Não escreva nada que você não tenha coragem de falar cara-a-cara com o funcionário. Infelizmente, muitos gerentes aqueles que nunca têm tempo para nada, acabam por fazer a revisão da performance via e-mail mesmo. 
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Dê a você tempo suficiente para realizar a avaliação. Nunca faça a avaliação quando estiver ressentido com algum funcionário. Invista tempo na avaliação. Uma avaliação bem feita alavanca e muito a motivação e auto-estima de um funcionário. 
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Permita que exista o diálogo durante a revisão de performance. A conversa não deve se transformar em uma sala de julgamento onde o funcionário é sentenciado. 60/40 é um bom formato de reunião, ou seja, você fala 60% do tempo e o funcionário fala 40% do tempo. 
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A revisão de performance deve ser uma oportunidade da empresa para o funcionário se expressar, falar sobre as suas principais contribuições e analisar as áreas que podem ser melhoradas.
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Ao final, o funcionário deve deixar a sala motivado e preparado 

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para os desafios do ano que chegou

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PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO

BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING.

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