Como
criar um Plano de Ação
.
Todos
nós precisamos de um Plano
de Ação.
Existem vários modelos por aí e muitas razões para você ter um. Você
pode desenvolver um plano com cem páginas ou um plano em apenas uma página. Seja
qual for o modelo que escolher, alguns ingredientes-chaves
não podem ficar de fora de um plano de ação de sucesso.
Página
de Abertura.
Você se lembra dos trabalhos de escola? Coloque o nome da sua
empresa, o nome do executivo responsável pelo plano, o seu web site,
e-mail e data.
.
Índice
do Conteúdo.
Se o seu plano for maior do que uma página, coloque um Índice que
ajude o leitor a encontrar a informação que ele procura.
.
Sumário
Executivo.
Esse é de longe o coração do seu plano. O Sumário Executivo é na
verdade um mini-plano de negócio. Por exemplo, ao mostrar o Sumário
Executivo a qualquer pessoa, ela deve entender automaticamente o que
é o seu negócio. O Sumário Executivo não deve ter mais do que duas
páginas e geralmente é a parte mais difícil de se escrever.
.
A
Equipe.
Quem são as pessoas que vão tocar a empresa. Descreva suas experiências
passadas e suas atuais responsabilidades. Coloque o organograma. As
competências necessárias.
.
O
Histórico.
Onde a sua empresa está nesse momento e aonde você quer chegar.
Escreva a história da sua empresa e identifique as suas metas de
longo prazo. Se a sua empresa está no início, identifique as tendências
de mercados e o quê a sua empresa vai fazer para abraçar essas
oportunidades.
.
O
Mercado.
Se a sua empresa não veio para ajudar a preencher alguma necessidade
de mercado, como você acredita que irá atingir a lucratividade? Você
deve descrever também o seu mercado alvo e outros consumidores que
você gostaria de atingir. É importante também que você descreva os
seus concorrentes e as diferenças que existe entre vocês.
.
Os
Serviços.
Tudo que todos deveriam saber sobre os seus serviços deve estar nessa
seção. Diferenciais, Garantias, Políticas Comerciais, Comunicação,
Distribuição, Preços etc.
.
Marketing
e Vendas.
Como você vai vender os seus serviços? Todos os aspectos do seu
plano de marketing devem estar claramente escritos. Quem vai
desenvolver o seu marketing e vendas? Todo tipo de atividade de
marketing deve ser explicada nessa seção.
.
O
Lado Financeiro. Essa
seção deve demonstrar como você teve lucro no passado, presente e
futuro. Deve trazer também projeções de Fluxo de Caixa, Despesas,
Receitas.
Se
você for usar esse plano para levantar capital junto a investidores, não
seja tão criativo com relação às seções. Deixe as seções em
ordem. Investidores recebem muitos planos de negócios e manter a ordem
das coisas irá ajudá-los a encontrar o que procuram.
.
Se você for usar esse plano para atingir objetivos pessoais ou usá-lo
internamente na sua empresa, DIVIRTA-SE!
Seja criativo e veja onde o plano de ação pode levar você.
.
ARREBENTA
TUDO!!!
...
PROF.
RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING
|