SÁBIOS
OS QUE JOGAM EM EQUIPE E SABEM DAR O PASSE CERTO E NA HORA CERTA...
.
Uma
indústria estava entregando de brinde, dentro da caixa do produto um
casal de bonequinhos que faziam parte de uma coleção muito anunciada e
todas as crianças faziam questão de ter. Uma dessas crianças, fanática
e colecionadora desses brinquedos, foi a loja e adquiriu o produto.
.
Sem esperar nem sequer sair, abriu a caixa e qual a surpresa
quando viu que somente tinha um dos bonequinhos...? - Muito triste e
decepcionado foi até o Gerente e pediu explicações do porque de haver
um só bonequinho na caixa, quando sempre houveram dois e ninguém tinha
lhe avisado da mudança?
.
Um dos encarregados da loja, muito solícito escutou a queixa do
seu cliente e simpaticamente lhe disse que havia tido uma mudança e que
nas próximas caixas teria dois novamente, achando que conseguiria se
livrar do pirralho e poder continuar assim, de olho nos clientes...
.
De nada adiantou, porque o pequeno cliente encarou ele e disse: -
Escute Senhor, eu comprei esta caixa porque teria dois bonecos e se
agora tem um, eu não quero mais ela. Eu comprei uma caixa de dois
bonecos e apenas veio um, por isso peço para me dar mais um boneco ou
me devolver meu dinheiro, porque vou esperar que venham as caixas com
dois bonecos.
.
O Gerente rápido em respostas e sem querer dar solução a esse
ínfimo problema, se lamentou mas não podia devolver o produto porque
estava aberto. E nesse instante viu o representante da empresa e
assinalou ele para o pirralho, se livrando do incômodo.
.
O representante fez questão de cumprimentar o mini-consumidor,
escutou atentamente o relato, entregou um cartão de visitas,
assinando-o atrás e colocando a frase: - "Vale um casal de bonecos
de brinde e mais um para fechar o conjunto da compra". Entregou o
mesmo para o mini cliente e pediu para ele lhe ligar no dia seguinte
para combinar a entrega do material.
.
No dia seguinte o pirralho ligou para o Representante que
imediatamente combinou um encontro para o outro dia e no encontro
entregou o material de brinde e mais o boneco que faltava. Somente não
esperava que a mãe do rapaz estivesse junto. Mas nada de mais, apenas
apresentação e elogios dela para o representante e elogios ao serviço
que a industria prestava e prometendo também que mesmo tendo faltado o
brinde, a experiência que o filho havia tido, havia conquistado-os como
consumidores.
.
O tramite no meio dessas balelas contadas até aqui, foram que o
representante tinha ligado para seu Gerente e cobrado explicações do
porque a faltante e qual a circular que avisava da substituição do número
de brindes na caixa?
.
Este assunto foi de boca em boca e o representante com sua
expertise com os famosos "Poncios Pilatos", se assegurou por
um e-mail com confirmação, para deixar registrado ante a sua indústria
e seu gerente, o problema e para que em futuros acontecimentos pudessem
estarem cientes que ele já tinha avisado.
.
Uma semana depois o Diretor comercial da Indústria ligou
pessoalmente para o Representante, convidando o mesmo para dar uma
palestra na convenção de vendas, oferecendo além de todas as despesas
pagas, a indicação do palestrante que ele achasse melhor e um prêmio
em dinheiro pelo excelente feed
back
conseguido, a ética no tratamento do cliente e pela segurança que teve
ao determinar o fato não tão somente por telefone, senão por deixa-lo
registrado.
.
Contam
os colegas, que a mãe do pirralho era a esposa do Superintendente da
indústria e que ela mesmo tinha feito questão de entregar o cartão
para o marido, porque estava surpresa e feliz com o tratamento recebido
e contou tudo para o marido, orgulhosa do tratamento que a indústria
dava aos seus clientes, sem reparar no poder econômico ou tamanho do
cliente.
Também contam que o Gerente comercial que recebeu a ligação do
representante se livrou da bomba, por ter repassado o e-mail com cópia
para o depto. de marketing e cópia para o depto. de industrialização. E
o gerente da loja?
- "Quem?".., Ah, segue sendo encarregado e seguramente se
aposente como encarregado...
Esta
anedota de trabalho nos foi enviado por Luis Martins
REPRESENTANTE COMERCIAL EM Lisboa - Portugal e aconteceu em uma de suas
representadas.
|