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NÃO SE ILUDA

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Numa empresa, nada ocorre debaixo para cima. 

Ou os dirigentes dão o exemplo ou nada 

ou pouco ocorrerá.

  • Não adianta falar. 

  • Não adianta colocar faixas.  

  • Não adianta fazer discursos. 

  • Não adianta pregar quadrinhos nas paredes com frases de efeito e exortações para a qualidade, para o atendimento ao cliente, para a cortesia, para a prestação de serviços.

Se os dirigentes não tiverem um genuíno comportamento e atitudes 'exemplares' tudo ficará no discurso, na intenção e pouco ocorrerá de concreto, de efetivo dentro da empresa no dia-a-dia. 

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Essa é a verdade, nua e crua
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Temos feito várias pesquisas de "antropologia corporativa" e os resultados são surpreendentes. Se você chega num hotel e é friamente ou rispidamente atendido na recepção, pode ter certeza, o gerente do hotel trata as pessoas e seus funcionários, fria e rispidamente.

Se você é tratado com descortesia no estacionamento de um supermercado, pode ter certeza de que o gerente desse supermercado trata as pessoas com descortesia. 

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Se você é tratado secamente pelas enfermeiras e atendentes num hospital, pode ter certeza a direção do hospital trata a todos da mesma maneira. 

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Se você numa empresa tem dificuldades em ser atendido com uma reclamação ou pedido, pode ter certeza a diretoria e as gerências têm uma atitude negativa em relação a pedidos de clientes.

E assim por diante. Se um garçom atende você mal num restaurante, pode ter certeza de que o dono ou gerente do restaurante trata mal os seus funcionários. Os funcionários de uma empresa repetem as atitudes e comportamentos de suas chefias. 

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Acredite!
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Assim é através do exemplo e das pequenas atitudes e comportamentos que emitimos no dia-a-dia que passamos a visão e os valores de nossa empresa aos nossos funcionários. Não adiantam campanhas, faixas, cartazes, panfletos se não houver o exemplo da liderança, principalmente nas pequenas coisas.
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Será que nós,
"dirigentes" e "líderes" temos consciência de que se não dermos o exemplo de atendimento, qualidade, comprometimento, atenção aos detalhes, follow up, educação, cortesia, limpeza, respeito, etc., nada disso ocorrerá em nossa empresa?
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Nesta semana, pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

 

SR. PROF. LUIZ MARINS Ph.D

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