O
consumidor em hiper e supermercados
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O
POPAI
Brasil (Point
Of Purchase Advertising International)
entidade especializada no estudo de merchandising no ponto-de-venda,
divulgará os resultados da Pesquisa de comportamento de compra em hiper
e supermercados no próximo dia 27.
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O levantamento, sob responsabilidade da Research International e
patrocínio da Coca-Cola,
Johnson & Johnson, Kraft, Parmalat, Procter & Gamble, Sadia,
Unilever e Visanet,
será apresentado por Ronald
Peach, presidente do POPAI, e por Maria Égia Chamma, vice-presidente de
pesquisa da associação.
Os dados obtidos no levantamento foram comparados com resultados de
pesquisas anteriores, podendo-se, com isso, avaliar as mudanças
ocorridas.
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Iniciada em dezembro de 2003, a pesquisa foi realizada com 1.860
consumidores em 31 lojas instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
Horizonte e Porto Alegre. As entrevistas, que ocorreram em duas etapas -
a primeira na entrada da loja e a segunda após a finalização da
compra - determinaram o perfil dos consumidores e os principais fatores
que influenciam na decisão de compra.
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Perfil
dos consumidores:
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77%
dos entrevistados são mulheres, na faixa etária de 30 a 39 anos;
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A
participação do homem na decisão de compra aumentou 8%, em relação
ao último estudo feito pelo POPAI em 1998;
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28%
dos entrevistados trabalham fora;
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70%
são donas de casa.
Freqüência:
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40%
dos entrevistados fazem compras mensais, 40% semanais e o restante
quinzenais;
-
A
maior freqüência de compra mensal está nas classes C e D/E.
Fidelidade
à loja:
Tempo
de permanência:
Cesta
de compras:
-
Nas
compras mensais a média de itens comprados por entrevistado foi de
43 e na compra semanal de 17;
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29%
dos entrevistados que fazem a compra mensal compraram um número
maior de itens do que o pretendido. Isso também ocorreu com 18¨%
dos envolvidos em compra semanal
Meios
de pagamento:
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O
pagamento em dinheiro é o mais freqüente, com participação de
45%, sendo que destes, 64% são consumidores pertencentes às
classes D/E e 49% da classe C;
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27%
das compras foram pagas com cartão de crédito, sendo a maioria
pela classe A/B;
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14%
das compras foram feitas com cartão da loja de supermercados;
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O
cartão de débito aparece como meio de pagamento em 13% dos casos
Impacto
do merchandising:
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42%
dos consumidores notam a presença de material promocional e os
materiais de maior fixação na lembrança dos entrevistados foram:
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Ilhas
- 54%
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Cartazes/banners
- 37%
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Bandeirolas
- 26%
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Adesivo
de chão - 15%
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Freezer/geladeira
de marca 13%;
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Folhetos
take one, cartazete e topo de ilha - 13%
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Faixa
de gôndola - 12%
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Display
exclusivo do produto - 9%
Na
lembrança de ações promocionais foram citados:
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52%
para promoções/ofertas;
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37%
para demonstração de produtos (sendo metade destes com degustação);
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5%
para distribuição de brindes
FONTE
- CONSUMIDOR MODERNO