O
SEU SITE DE E-COMMERCE É EFICAZ?
Um
site eficaz é aquele que atinge o objetivo estabelecido quando
de sua elaboração. Na medida em que o site de e-commerce,
conhecido como “Loja
Virtual”,
tem como objetivo a venda de bens e serviços, uma Loja Virtual
eficaz, é aquela que consegue transformar visitantes em
compradores. Mas afinal, quais são os fatores que determinam a
decisão de compra por parte do visitante da loja? Vamos
conferir alguns.
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A Loja
Virtual
oferece informações detalhadas sobre o produto. Diferentemente
de uma loja na esquina, a Loja
Virtual
não possui vendedores.
As informações relevantes são oferecidas por meio do texto,
no caso da venda on-line. Portanto, é fundamental que o texto
forneça todas as informações possíveis sobre o produto, de
forma objetiva, para que o visitante possa se convencer da
conveniência de comprar.
.
A Loja Virtual ajuda o visitante a tomar decisões. O
consumidor on-line típico é bem informado, tem boa formação
educacional e capacidade de discernimento para saber o que é
bom para si. Mais do que tentar convence-lo a realizar compras,
temos que fornecer o contexto e as informações que o ajudem a
decidir. Eventualmente, o produto X é um bom produto, mas para
determinado cliente, porém, o produto Y atenderia plenamente
com uma melhor relação custo-benefício.
.
O
papel da Loja
Virtual,
então, é ajudar esse cliente a tomar a melhor decisão,
explicitando as reais características de cada produto e seus
benefícios, para cada necessidade especifica. Na medida em que
o objetivo não é apenas vender um produto, mas ganhar um
cliente que vai retornar inúmeras vezes, o foco deve ser
,sempre, maximizar o benefício oferecido.
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A Loja
Virtual
transmite confiança ao visitante para realizar a transação. O
fato de seu visitante gostar do produto e considerar o preço
compatível com o benefício que ele espera obter é necessário
para a realização da compra, mas não é garantia de que ela
seja realizada. Muitas vezes, o cliente não se sente seguro
para realizar a transação. A novidade da Internet é por si só,
um inibidor. Comprar on-line demanda a aquisição de um novo hábito,
tendo em vista que nós nascemos antes do surgimento do Comércio
Eletrônico e estávamos habituados a fazer compras numa loja
tradicional sendo atendidos por uma gentil e solícita
vendedora.
.
O
objetivo, então, é criar um ambiente de compras que transmita
confiabilidade, e isso pode ser feito por meio de medidas como:
-
clareza
e honestidade nas informações;
-
orientação
com relação às medidas de segurança adotadas pelo site;
-
seção
de apoio ao usuário e esclarecimento rápido de dúvidas;
-
garantias
de devolução de produtos;
-
depoimentos
de clientes;
-
entre
outras.
A Loja
Virtual
ajuda o visitante a romper a inércia e realizar a compra. Assim
como ocorre nas compras tradicionais, muitas vezes o cliente
fica indeciso no momento de concretizar a transação, mesmo que
ele esteja confiante com relação a todos os aspectos tratados
acima. A indecisão é comum no consumidor on-line e,
geralmente, existe uma propensão, em postergar a compra para
outro momento.
.
Portanto,
é importante que o site ofereça um estimulo ao usuário para
que ele rompa a inércia e realize a ação desejada naquele
momento. A recompensa pode ser um desconto especial, um outro
produto de baixo custo, ou qualquer outro tipo de prêmio que faça
com que o visitante realize a ação esperada e clique na
maravilhosa tecla "Comprar".
.
Estas são apenas algumas das inúmeras razões para a
efetivação da compra na Internet. Note que todas elas tem em
comum a preocupação com o cliente
e isso faz todo sentido na medida em que o atendimento às
necessidades dos clientes é a razão da existência de qualquer
loja, seja ela na esquina, no Shopping Center ou na Internet..
..
Artigo
baseado no cap. 7 do e-book: -
“LOJA
VIRTUAL: - COMO VENDER NA INTERNET”
..
.
SR.
PROF. Dailton Felipini
Consultor
...
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EXCLUSIVA DO PROFESSOR