7
coisas que você precisa saber sobre Comércio Eletrônico
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"Coloque
a sua EMPRESA no ar em dez minutos",
-
"Fique
rico",
-
"Transforme
o seu computador em um negócio milionário",
-
"Basta
abrir a EMPRESA que os clientes virão".
Se
você já ouviu comentários parecidos,
delete-os
imediatamente da sua memória.
-
Comércio
Eletrônico: - usar a internet para vender e fazer negócios,
-
E-Business:
- são todos negócios tão complicados e complexos (ou simples)
como outro qualquer.
Conheça
algumas dicas que podem ajudá-lo
a
evitar erros comuns.
.
1.
Marketing é Tudo.
Você pode levantar um web site maravilhoso, cheio de recursos técnicos
de última geração, produtos e serviços incríveis, mas não fique
pensando que os clientes o visitarão simplesmente porque agora você
está na internet. Se os seus clientes não ficarem sabendo da sua existência...,
pode fechar as portas (ou melhor, as janelas). Uma vez que você tenha
colocado o web site no ar, você deve investir a maior parte do seu
tempo promovendo-o e tentando atrair clientes. E não pense que colocar
o endereço do seu web site em alguns mecanismos de buscas ou web
banners em web sites populares, será o suficiente para atrair o público.
.
2.
Se o cliente não puder encontrar, ele não vai comprar. Quando
um cliente está à procura de produtos para comprar, e encontra o seu
web site, ele espera encontrar o que procura logo na primeira página,
sem rodeios. Isso significa que você precisa deixar bem claro na
primeira página o que você faz e o que você oferece. Senão... bye
bye.
.
3.
Site Lento = Negócio Lento.
Um dos maiores benefícios de se comprar na internet é a
disponibilidade da informação e o imediatismo de produtos e serviços.
Muitas compras feitas na web são compras de impulso. O processo de
finalizar uma compra deve ser muito rápido e ter poucos cliques.
Experimente comprar na sua loja, faça você mesmo o teste de comprar de
você. Certifique-se que o processo seja o mais rápido possível.
.
4.
O site tem que ser simples.
Veja o exemplo do Google. Nenhum gráfico sofisticado, nenhuma animação,
nenhuma adorno desnecessário, nada. Decida qual é o maior propósito
do web site e o desenhe de acordo.
5.
Se você não conhece os seus clientes, você não conhece o seu negócio.
Empresas de sucesso entendem os seus clientes. Elas entendem como os
seus clientes usam os seus produtos, entendem como funciona o seu
comportamento de compra e os interesses que os seus clientes podem ter.
O web site está de acordo com esses interesses?
.
6.
Nem todas as pessoas são talentosos web designers. A melhor maneira de construir um web site de comércio eletrônico
é contratar um profissional competente para fazê-lo. Não olhe apenas
para o preço das coisas, procure por talento. Apesar do que você já
ouviu, é preciso muita habilidade para fazer um web site e muita prática
para fazê-lo bem feito.
.
7.
Quanto maior a permanência do cliente no seu web site, maior serão as
suas vendas.
Para mantê-lo por lá, adicione um conteúdo interessante (artigos,
estudos, análises, comparação de produtos, dados econômicos etc), ou
se possível crie salas de bate-papo, fóruns e comunidades de clientes.
.
A
brincadeira de usar a internet para fazer negócios
apenas
começou, e veio para ficar.
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PROF.
RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING