TENDÊNCIAS
E RESULTADOS DOS SUPERMERCADOS
.
Ao
completar seus primeiros 35 anos de sucesso e ótimos serviços
prestados, SUPERMERCADO
MODERNO traz em
sua edição de abril 2004, os principais registros referentes ao setor
em 2003, e sublinha algumas tendências. A importante e histórica
publicação do GRUPO
LUND circulou
pela primeira vez em 1969, entre 12 mil profissionais e lojas do varejo,
das quais apenas 2.900, conforme conta ROBERT CHRISTOPHER LUND, eram de
auto-serviço. Depois de 39 anos são 25.200 supermercadistas que têm
acesso à publicação, num total de 11.957 lojas de auto-serviços em
todo o país, e responsáveis por mais de 80% das compras dos
consumidores no setor.
.
A primeira informação do RELATÓRIO ANUAL da SUPERMERCADO
MODERNO revela que o setor manteve-se estável em 2003, comparando-se
com 2002, o que no entender de seus editores, “é
uma vitória”.
Foram R$ 90,7 bilhões em 2003 contra R$ 78,9 bilhões em 2002, com um
crescimento nominal de 14,96%. Mas, descontando-se a inflação do período,
tomando-se como referência a média do IPCA Índice de Preços do
Consumidor Amplo chega-se a um crescimento real de apenas 0,16%, ou
seja, uma espécie de “empate
técnico”.
.
O outro lado desse número é, simplesmente, emblemático. O
setor só se manteve, ou apresentou um crescimento ainda que simbólico,
devido ao desempenho das pequenas redes, e das lojas de vizinhança. Os
chamados líderes dentre os supermercadistas, as grandes redes
faturamento superior a R$ 1 bilhão no período com exceção do Pão
de Açúcar,
e, descontada a inflação, regrediram:
-
PÃO
DE AÇÚCAR (+ 0,2%)
-
WAL-MART
(– 0,8%)
-
ZAFFARI
(– 0,9%)
-
BOMPREÇO
(–2,0%)
-
SONAE
(–2,7%)
-
CARREFOUR
(– 4,6%)
-
SENDAS
(– 21,6%).
Por
essa razão, a liderança no Ranking em 2003 continuou com:
-
CIA.
BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO (PÃO DE AÇÚCAR) com R$ 12.467 bi de
faturamento,
-
mantendo-se
na segunda posição o CARREFOUR com R$ 11.028 bi,
-
também
mantendo-se na terceira posição o BOM PREÇO com R$ 3.756 bi,
-
o
mesmo acontecendo em relação à quarta posição com o SONAE com
R$ 3.732 bi,
-
e
também com a quinta posição com o SENDAS, com R$ 2.273 bi.
Consideradas
as movimentações de 2003, e consolidando-se os dados decorrentes
apenas para comparação, a soma PÃO DE AÇÚCAR mais SENDAS totaliza
R$ 14.740 bi, contra a soma WAL-MART mais BOMPREÇO R$ 5.696 bi, ou
seja, suficiente para levar o WAL-MART da sexta para a terceira posição,
sem, no entanto superar o CARREFOUR.
.
Assim, a liderança do PÃO
DE AÇÚCAR deve
prevalecer em 2004, salvo se, e como já anunciado por seus líderes, o
GRUPO SONAE decidir se retirar do país e vender sua rede, assim e
principalmente se confirmarem os rumores de uma tentativa de “TAKE
OVER” na Europa, do WAL-MART sobre o CARREFOUR...
.
Dentre os destaques do RELATÓRIO
de SUPERMERCADO
MODERNO, o
desempenho de algumas organizações com poucas lojas. E dentre essas, o
primeiríssimo lugar por vendas em relação ao tamanho da área de
vendas, da VERDEMAR, com duas lojas em BELO HORIZONTE. Enquanto a média
do setor é de R$ 8.472 por m2 a VERDEMAR registrou um número quase 3,7
vezes maior: R$ 31.188 por m2. .
E
no conjunto das compras, e mantendo-se a tendência dos últimos anos,
em 2003 as chamadas LOJAS DE VIZINHANÇA, continuaram avançando sobre
as megalojas, os HIPERMERCADOS.
.
http://www.sm.com.br
- SUPERMERCADO
MODERNO
|