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A IMPORTÂNCIA DA PADARIA DO MANUEL E DO ARMAZÉM DA DONA MARIA.... 
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Compramos de um modo em super e hiper mercados, e que em outros momentos compramos em lojas de conveniência, padarias e mini – mercados de outro modo. Por que agimos diferente em PDVs diferentes ? Porque temos necessidades específicas a depender do momento.
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A pesquisa realizada pelo
POPAI Brasil e a Vox Populix em 2001, que abrangeu 176 lojas (53 delas, padarias) e realizou 1492 entrevistas mostrou um cenário bem específico no comportamento de compra em estabelecimentos como padarias, lojas de conveniência e mini-mercados.
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As tradicionais
padarias que existem em todos os bairros, os mercadinhos da periferia e os novos tipos de lojas de conveniência em pontos estratégicos de circulação, tem grande representatividade no hábito de consumidores acostumados a fazer compras emergenciais de reposição ou compras habituais "avulsas", quer seja pela perecibilidade do produto (como comprar pão diariamente), quer seja por um tipo de comportamento (1 maço de cigarros de cada vez, um cafezinho, um refrigerante para consumo na hora....)
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Por oferecerem produtos de fabricação própria e ocuparem áreas de venda restritas a aproximadamente 40 a 50m2, dispõem em média de apenas 50 itens industrializados e baixo sortimento de marcas na maioria dos produtos, com exceção daqueles com presença altamente representativa. 
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O tipo de lay out utilizado não aproveita o pouco espaço que têm para manter um mix de produtos mais balanceado, perdendo substancial potencial de incremento de vendas de itens planejados ou impulsionados pela presença no local.
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Temos aqui, um campo fantástico para posicionar produtos, pois a concorrência é muito menor que num
hipermercado, onde se disputa espaço e o olhar do consumidor com outras centenas de produtos da mesma ou de outras categorias, que chegam a 40.000 itens em média.
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Neste espaço onde a média gasta
"parece" pequena (R$ 3,00), as possibilidades de atingir seu consumidor são enormes. Produtos como sorvetes, tabaco, refrigerantes, isotônicos, snacks, guloseimas, etc.. já conquistaram seus espaços onde outras categorias ainda se acanham em vender e promover.
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É muito mais fácil perceber um material promocional numa
padaria, do que numa loja de grandes proporções. Foram encontrados materiais/ações de merchandising em apenas 35% das padarias pesquisadas, em 9 tipos diferentes, a maioria freezers e banners sem preço.
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Um
consumidor de supermercado leva uma hora e meia por mês numa compra e gasta perto dos R$100,00. Este mesmo consumidor vai várias vezes no mês à padaria, posto de gasolina, ou mercadinho, e leva "7 minutos gastando em média R$ 3,00 por compra, num total de compra de aproximadamente R$ 50,00 reais mensais", sendo muito mais exposto às promoções do que aquela única visita mensal feita ao supermercado
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Ao constatarmos um
índice de 34% de decisão de compra no PDV nestes estabelecimentos do pequeno varejo, podemos concluir que este índice é até mais representativo que aquele observado no estudo de comportamento de compra em super e hipermercados, que apontou 85% de decisão de compra no PDV, uma vez que temos uma diferente intenção de compra e um reduzido tempo de permanência na loja.
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Trata-se, portanto, de um
canal com alta potencialidade de promover e fazer marcas perante o consumidor, que necessita de maior atenção pela representatividade estratégica, sendo recomendável avaliar alternativas de comercialização, que viabilizem a prática de preços mais acessíveis e o abastecimento mais equilibrado.

Estes pontos-de-venda precisam ser melhor explorados pois têm potencial suficiente para ter um sortimento maior de mercadorias, vender mais por preços menores, promover marcas com e atender melhor seus consumidores para fidelizá-los.

http://www.popaibrasil.com.br

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