Tudo
é Bom Gosto. Bom Gosto é tudo!
.
Os
americanos chamam de design, eu chamo de Bom Gosto. Bom Gosto é tudo!
Bom Gosto motiva as pessoas, inspira os cérebros e atrai clientes e negócios.
Bom Gosto pode ser o grande diferencial entre você e os seus
concorrentes. Bom Gosto é tratar com muito AMOR,
CARINHO e CIÊNCIA
todos os mínimos detalhes do seu negócio. Tudo
é Bom Gosto. Bom Gosto é tudo!
.
As
cores das paredes do seu escritório falam! As revistas na recepção do
escritório falam! A ansiedade em colocar um monte de informação sobre
a empresa no cartão de visita fala! Tudo
fala! E fala mal.
A minha dica para você é: - "tudo
tem que ter um significado".
.
Na
próxima vez em que você for aprovar algum tipo de layout de qualquer
coisa (propaganda, escritório, fábrica, web site, e-mails, stands de
feiras, embalagens de produtos etc), procure por um significado em todos
os pequenos detalhes. Faça perguntas do tipo:
-
Para
que serve essa bola verde no anúncio?
-
Por
que você escolheu verde?
-
Por
que você escolheu esse tipo de fonte de letra?
-
Como
a disposição das pessoas dentro do escritório beneficia os
clientes da empresa?
-
Por
que essa embalagem?
Nada
deve ser por acaso. Tudo deve ter um significado.
Arranque
fora todos os elementos para o qual você encontrar respostas do tipo:
-
Nós
escolhemos o verde porque é mais bonito
-
Nós
escolhemos esse layout porque é mais fácil para montar
-
Nós
escolhemos essa embalagem porque o concorrente também usa essa
embalagem
Veja
a comparação entre alguns web sites onde os seus elementos têm
significado e bom gosto e alguns web sites confusos e sem significado:
A
Probel , por
exemplo, é uma empresa que fabrica colchões. Veja que na home page
da Probel aparece a palavra "NoSag". O que no fim do mundo
significa "NoSag" para alguém que não conhece a Probel a
fundo?
Veja
agora o web site da Select
Confort, um fabricante de colchões americano. Note a riqueza e
organização da home page da empresa. Todas as informações mais
importantes, "Serviços ao Cliente, Onde encontrar a loja mais próxima,
o Telefone para Comprar, uma Central de Informações sobre como ter
uma boa noite de sono etc" estão na primeira página do site.
Confira
a grande diferença que existe entre o web site do Palmeiras,
equipe de futebol do estado de São Paulo, e o Barcelona
na Espanha.
Tudo
é bom gosto. Bom gosto é tudo. Bom
Gosto não custa caro, custa tempo. Fazer as coisas com bom gosto requer
tempo para estudar, pesquisar, analisar e avaliar antes de correr para
entregar algo simplesmente "bonito".
Muito mais
do que bonito ou criativo, as coisas precisam ser ÚTEIS. Ter
Significado. Fazer Sentido.
Compare
o web site da revista Caras
com o web site da revista People,
o web site do Ibmec
com o web site da Harvard
University.
E
por aí vai... Bom Gosto!!!! Bom Gosto é Tudo. Não custa caro. Não
custa mais. E pode diferenciar a sua empresa de todo mundo. Compare-se
com o mundo, e não apenas com seus concorrentes locais. Nada menos que
isso interessa.
.
QUEBRA
TUDO! Foi para isso que eu vim e vocês?
.PROF.
RICARDO JORDÃO
.PRESIDENTE,
FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION
CONSULTORIA DE MARKETING
.
..BIBLIOTECA
EXCLUSIVA DO PROFESSOR