OS
ANÚNCIOS DE TEXTO FOMENTAM A CONSCIÊNCIA DE MARCA
.
Em
contra das crenças gerais do mercado, a publicidade de textos
patrocinados funciona para uma série de objetivos de branding,
segundo estudo realizado pelas empresas IAB
e Nielsen//NetRatings.
.
O estudo foi realizada on-line com 10.500 participantes e mediu o
impacto de "MARCA"
dos anúncios contextuais (anúncios
de texto em páginas que não são de busca)
e das inclusões patrocinadas nos sites de busca.
Na média, os
pesquisados tiveram 27% mais de possibilidade de lembrar de uma marca
específica, se esta estava no primeiro lugar dos resultados de busca, e
os listados contextuais aumentaram o efeito positivo em 23%.
Para isso os resultados do estudo, agregam uma nova dimensão aos
anúncios de texto pagos. A razão é que enquanto os anúncios
patrocinados e a publicidade contextual, que se vende em base ao custo
por clic, normalmente não se considera veículo de
branding,
os anúncios pelo qual o preço se baseia em custo de impressão, se
consideram como investimento de Branding.
Mas o estudo também ajuda a
demonstrar que a publicidade tende a funcionar, tanto na métrica
do marketing direto
como na de publicidade.
As reações do setor ante este novo estudo e idéias são
diversas. David Cohen, diretor da
Universal
McCann Interactive,
se mostra cético ante a idéia de que a publicidade de textos seja
efetiva em influir na métrica da marca, se comparado com os veículos
de imagens, sons e movimento.