A
SAÚDE EM SEU CARRINHO DE COMPRAS
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A
saúde (18%), junto com a falta de tempo e de esforço (18%), é uma
das razões mais importantes pelo qual as mães europeas escolhem o
menu para suas famílias, segundo dados do estudo FamilyfoodPANEL
de TNS
Worldpanel.
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Assim
mesmo as crianças menores de 4 anos e os adultos com mais de 65
anos são os que escolhem o consumo por motivos saudáveis.
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No
caso das crianças os alimentos que são escolhidos aduzindo como
motivo por ser um alimento saudável são 15% superiores que em
outras faixas etárias, e que no caso dos maiores de 65 anos são
7% superiores à média.
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Por
outro lado se encontram os jovens e adultos de 15 a 34 anos com a
escolha por seu componente saudável em 6 e 7 % abaixo da média
da população.
Do
estudo da TNS
Worldpanel
também se relata que as mulheres de 15 a 34 anos e as com mais de 65
são os grupos onde mais se observa em termos relativos que as
mulheres consomem mais pensando em saúde que os homens, quer dizer
que, se cuidam mais que os homens.
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Se observamos os resultados por grupos familiares, se observa que as
famílias de aposentados, com 24,2 %, e as famílias com filhos
pequenos e meia idade, com 17,1 e 21% respectivamente, são as que
mais levam em conta a saúde na hora de fazer as compras.
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No entanto, os independentes, sejam jovens ou adultos, com 1,4 e 2,8%
respectivamente, são os grupos que reconhecem prestar muito pouca
atenção com relação aos seus hábitos alimentares. Por tanto, o
conceito de saúde varia nos dois grupos familiares que mais cuidam de
sua dieta, já que usam produtos diferentes em cada um dos casos para
satisfazer a mesma demanda.
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Assim, enquanto que as famílias com crianças destaca o consumo de
produtos SAUDÁVEIS como os cereais, iogurtes ou sucos de frutas; nas
famílias de adultos e sem crianças se destacam para outro tipo de
produtos saudáveis como legumes, saladas, verduras, peixes, sopas,
cremes e purês, frutas ou infusões.
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Enquanto que os produtos considerados menos saudáveis pelo consumidor
se destacam as batatas fritas, refrigerantes, chocolates, bolachas,
doces, balas; com um consumo elevado nas famílias mais jovens ou com
crianças. Também são considerados pouco saudáveis produtos como os
bolos e pastéis, as frutas secas e os ovos, mais consumidos nas famílias
com adultos ou sem crianças.
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Se
nos fixarmos no consumo por casas, o estudo reflete na existência de
5 categorias de lares:
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Os
saudáveis tradicionais (que representam 20%)
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Os
saudáveis modernos (que são 10 %)
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Os
indiferentes (com 26%)
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Os
festivos (6%)
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Os
práticos (38%)
Os
saudáveis: - A
primeira categoria está formada principalmente por casas de
aposentados de classe alta média alta que escolhem seus menus por
ser saudáveis e por costume. Seus produtos preferidos são as
frutas, as verduras, os legumes, as saladas, o arroz, o peixe.
Modernos, fundamentalmente, são casas de casais (mulher
entre 35 a 49 anos)
com filhos pequenos ou adolescentes de classe sócio-econômica média.
A escolha do menu é feita por dois motivos: - o que os filhos
gostam e que por sua vez também seja saudável. Consomem mais
bolos, chocolate em pó e pastéis,
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Os
indiferentes: -
respondem por casais adultos sem filhos de classe sócio econômica
baixa, que escolhem seu menu na base do preço e que não tem nenhum
produto principal nas suas compras.
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Os
festivos: -
Adultos e de classe baixa, a escolha do menu serve para satisfazer a
fome, aportando um caráter festivo através da mudança e o prazer
de criar muitas ocasiões especiais. São os consumidores habituais
de refrigerantes, chocolate em pó, bolachas, salgadinhos, bombons.
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Os
práticos: -
Muito habituais nas casas com pessoas sozinhas ou casais jovens sem
filhos ou com recém nascidos, de classe média baixa. Estas casas
escolhem seus menus por questão de armazenamento (todos
os produtos estavam disponíveis ou precisavam ser consumidos ou
termina-los)
e por serem rápidos e fáceis de preparar, mesmo sem renunciar ao
prazer e a diversidade. Seus produtos mais habituais são os pratos
preparados, os petiscos, as bolachas, os refrigerantes, as carnes,
os sorvetes, os congelados e as salsichas.
Esta
classificação nos serve para concluir que o ciclo da casa também
determina atitudes na hora de consumir produtos alimentares. A medida
que a estrutura da casa muda, a atitude frente ao consumo de alimentos
também muda.