Manual
para a infelicidade - Por que menos, nos faz ser mais felizes
.
A
possibilidade do consumidor atual de poder escolher entre centenas de
produtos de uma mesma gama, lhe faz infeliz.
O cientista e psicólogo
norte-americano, Barry
Schwartz,
que se dedica a pesquisar a felicidade no ser humano, tem desenvolvido
uma teoria segundo a qual quanto maior a escolha que temos, maior os
sentimentos negativos que predominam.
Schwartz
desenvolve estratégias para combater esta frustração que deriva de
ter que tomar tantas decisões de compra.
Segundo este cientista, a
livre escolha pode converter-se em maldição. Um de seus laboratórios
preferidos é o supermercado local, Genuardi´s,
en Springfield,
Pensilvânia.
Ali trabalha com o martírio dos números infinitos a escolher. Nas
prateleiras encontrou:
Um
dia decidiu comprar-se umas calças novas. Há muito não ia à loja. A
agonia logo chegou: - Deseja
umas calças de corte fino? de corte simples? do tipo desleixado? ou o
melhor baggy ou extra baggy?, lavado a pedra?, lavado com ácido?, com
rupturas?, com botões ou com fecho?, descolorado ou normal?
Schwartz
saiu infeliz desta experiência de compra. E começou a investigar esta
estranha decadência de sentimentos que estava vivendo. Seu livro cria árduos debates:
Manual
para a infelicidade - Por que menos nos faz ser mais felizes.
É um livro mais que interessante para todos àqueles que trabalham no
desenvolvimento de conceitos comerciais, mais e mais variedades de
marcas e de sua publicidade. Pode ser, que uma vez lido este livro,
tenham que tomar decisões e possam se dar conta dos erros que estão
cometendo com o consumidor. Um
ser humano do começo ao fim.
Com sentimentos de felicidade, mas também, em demasiadas ocasiões,
mais e mais infeliz com o que se lhe oferece.