POSICIONAMENTO
É TUDO EM NEGÓCIOS
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sala
dos artigos de gerenciamento
•
NO
Brasil o índice de serviços supera os 61% do PIB.
•
NA
Argentina os serviços representam mais de 60% do PIB.
•
NA
Europa e no Japão estima-se que os serviços contribuem com 75% do
PIB.
•
NOS
EUA os serviços representam 80% do PIB.
Este
crescimento nos serviços deve nos fazer pensar que se estão gerando
oportunidades. Estas estão dirigidas a nível de empresas e indivíduos,
como serviços de logística, comunicações, seguros, turismo, informática,
bancos, escolas, academias, hotéis, restaurantes e casas de comidas,
empresas de segurança, comércios, serviços estratégicos, e inumeráveis
outras atividades e que apenas tem o limite da imaginação humana.
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Mas
também deveríamos pensar em termos de oportunidade para agregar serviços
na agricultura, na produção e as já estabelecidas empresas de serviços
tanto privadas como públicas. Gunter
Pauli em sua obra "O
Auto-Crescimento" nos
mostra cifras eloqüentes disto, quando nos apresenta os índices de
serviços na produção:
•
70%
do valor agregado na fabricação de um carro.
•
50%
na indústria do aço.
•
95%
na agricultura.
Hoje
já não se vendem mais produtos simplesmente e sim soluções aos
problemas ou necessidades das pessoas que adquirem esses produtos. Hoje,
e na realidade sempre foi assim, a pessoa compra o benefício que
percebe de um produto e não o produto propriamente dito. Então deveríamos
nos perguntar porque fazemos o que fazemos todos os dias em nossos negócios,
empresas, comércios ou atividade profissional.
Para
ganhar dinheiro?: Ou
para ser eficientes pelo menor custo possível. Mas nem todo este jogo
passa por ganhar dinheiro, senão devemos pensar em "QUEM"
traz o dinheiro para o nosso negócio, nossa empresa, nosso consultório
ou escritório:
Os
clientes?: Então
deveríamos nos conscientizar que o "cliente"
é o ativo mais importante que temos e que nossa função nesta era de
serviços, não é somente ganhar, é também reter o cliente,
faze-lo fiel, servindo-os da melhor maneira. E se o cliente é o melhor
ativo que temos, e é ele que paga os salários de nossos funcionários
e dos donos, é ele que tem uma arma mortal para nós, se não o
servirmos bem:
esta
arma se chama opção.
a
opção que ele exerce diariamente de ir para a concorrência se não
recebe tratamento de qualidade.