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NO Brasil o índice de serviços supera os 61% do PIB.

NA Argentina os serviços representam mais de 60% do PIB.

NA Europa e no Japão estima-se que os serviços contribuem com 75% do PIB.

NOS EUA os serviços representam 80% do PIB.

Este crescimento nos serviços deve nos fazer pensar que se estão gerando oportunidades. Estas estão dirigidas a nível de empresas e indivíduos, como serviços de logística, comunicações, seguros, turismo, informática, bancos, escolas, academias, hotéis, restaurantes e casas de comidas, empresas de segurança, comércios, serviços estratégicos, e inumeráveis outras atividades e que apenas tem o limite da imaginação humana.
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Mas também deveríamos pensar em termos de oportunidade para agregar serviços na agricultura, na produção e as já estabelecidas empresas de serviços tanto privadas como públicas. Gunter Pauli em sua obra "O Auto-Crescimento" nos mostra cifras eloqüentes disto, quando nos apresenta os índices de serviços na produção:

70% do valor agregado na fabricação de um carro.

50% na indústria do aço.

95% na agricultura.

Hoje já não se vendem mais produtos simplesmente e sim soluções aos problemas ou necessidades das pessoas que adquirem esses produtos. Hoje, e na realidade sempre foi assim, a pessoa compra o benefício que percebe de um produto e não o produto propriamente dito. Então deveríamos nos perguntar porque fazemos o que fazemos todos os dias em nossos negócios, empresas, comércios ou atividade profissional.

Para ganhar dinheiro?: Ou para ser eficientes pelo menor custo possível. Mas nem todo este jogo passa por ganhar dinheiro, senão devemos pensar em "QUEM" traz o dinheiro para o nosso negócio, nossa empresa, nosso consultório ou escritório:

 

Os clientes?: Então deveríamos nos conscientizar que o "cliente" é o ativo mais importante que temos e que nossa função nesta era de serviços, não é somente ganhar, é também reter o cliente, faze-lo fiel, servindo-os da melhor maneira. E se o cliente é o melhor ativo que temos, e é ele que paga os salários de nossos funcionários e dos donos, é ele que tem uma arma mortal para nós, se não o servirmos bem:

esta arma se chama opção

a opção que ele exerce diariamente de ir para a concorrência se não recebe tratamento de qualidade.

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