Quando
a percepção vira realidade!
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sala
dos artigos de marcas
- sala
dos artigos de produtos
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Uma
das maiores verdades quando se estuda o marketing de negócios é que a
percepção é mais importante que a realidade porque ela torna-se a
nova realidade.
Uma das grandes empresas, conhecida em todo o mundo, a Swiss
Army (História da Victorinox),
fabricante do famoso canivete
suíço que
todo mundo conhece, certa vez fez uma pesquisa com seus clientes
tradicionais e essa pesquisa consistia em reuniões com grupos de
clientes.
Logo
na fase de aquecimento com os primeiros grupos, o pessoal da empresa
perguntava às pessoas que produtos eles sabiam que a empresa
fabricava além do famoso “canivete suíço” e quase unanimidade
das pessoas afirmava que a empresa fabricava relógios.
Ocorre
que a empresa nunca fabricara um relógio na vida. Em vez de contar a
essas pessoas a verdade verdadeira, isto é, que nunca fabricara um relógio
em toda a sua existência, decidiu respeitar a manifestação dos
clientes, transformando as suas percepções em realidade, ou seja,
passou a fazer o que jamais fizera antes, porque seus clientes
acreditavam que ela já fazia.
Logo
no primeiro ano, as mesmas lojas que compravam o canivete suíço
venderam 1,2 milhão de relógios garantindo ao fabricante um
faturamento anual adicional de 64 milhões de dólares.
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A
conclusão é que o sucesso é ver o que todo mundo vê, mas enxergar
diferente, é destruir obstáculos mentais e construir uma nova
realidade. Sucesso é não criar tabus para você mesmo.
É ouvir a
opinião do seu cliente e se este disser que você faz o que não faz,
é possível até que você pense que ele está delirando, mas ele pode
estar construindo uma marca poderosa para o seu negócio, para a sua
vida, dando o seu aval para novos produtos e serviços que você ou sua
empresa jamais haviam imaginado fazer
(Artigo: Crowdsourcing:
rompendo os dogmas da inovação corporativa).
Assim
como na vida, no marketing empresarial de negócios existem fatos,
versões, impressões, palpites, conjecturas, hipóteses, mas,
diferente até da própria vida, existe uma verdade única que se
sobrepõe a todas as demais, ou seja, o produto que uma empresa vende
é aquele que seus clientes dizem estar comprando, tudo o mais é
fantasia.
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Pense
nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
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PROF.
GILCLÉR REGINA
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