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ATENDIMENTO MÉDICO PELO E-MAIL

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Com a idéia de aumentar a eficiência nos tratamentos, acompanhamentos e serviços, reduzir custos, aumentar a qualidade, as sociedades médicas nos EUA começam a pagar aos médicos para responder e-mails os pacientes, assim como o fazem por atende-los no consultório. Já faz muito tempo que os médicos utilizam o e-mail para se comunicar informalmente com seus pacientes, mas até agora nunca lhes tinham pago por esse serviço. Assim muitas coisas se simplificam entre o triângulo "PACIENTE - MÉDICO - SOCIEDADE". Alguns exemplos:

Quem esteja tomando uma medicação e precisa saber se deve interromper ou continuar com ela.

Quem precise comentar os efeitos que lhe produz um determinado tratamento.

Quem tenha dúvidas sobre os efeitos que lhe produz uma droga.

Pelo procedimento atual, o paciente liga para o consultório, marca hora, espera o dia marcado, se dirige ao consultório, toma o chá de cadeira usual, para finalmente conversar com o médico. A alternativa é ligar e fazer a consulta por telefone, mas também é sabido que é difícil conseguir falar com o médico, além da espera normal que pode durar horas, dependendo do serviço que o médico esteja realizando. Pelo e-mail é mais rápido, mais barato, está escrito e muito mais eficiente.

BLUE SHIELD Da CALIFÓRNIA paga aos seus médicos u$S:25,00 por cada intercambio on-line, o mesmo que lhes paga por uma visita ao consultório. Algumas sociedades médicas pagam algo menos pela atividade por e-mail e algumas sociedades cobram dos seus pacientes entre U$D:5,00 e 10,00 em conceito de pagamento que compartem com o médico.

Aos médicos lhes resulta muito conveniente. Por esse meio atendem pós-operatórios, dietas, troca de medicamentos e outros temas que se podem manejar sem risco algum a saúde e rapidamente, sem a demora e custos da visita ou esperas no telefone. E assim tem mais tempo para se dedicar as pessoas que precisam ser atendidas de corpo presente.

Pesquisas realizadas com os pacientes para saber o que opinavam do serviço, garante as vantagens do e-mail, porque lhes permite enviar ao médico suas perguntas durante a noite, sem perder horas de trabalho ou tempo na sala de espera. Muitos dizem que preferem a troca de e-mails, porque podem dizer o que precisam e sentem de uma forma mais relaxada e lhes faz se sentir mais próximos com o médico.

Também este serviço eletrônico lhes permite utilizar conexões em sites seguros, para obter os resultados de seus exames e radiografias, assim como solicitar receitas. Aos médicos não se lhes paga por estes serviços, mas igualmente estão satisfeitos por poupam tempo em seus consultórios.

Tudo isto é importante por outra razão. Médicos e especialistas em tecnologia sanitária, acreditam que poderia acelerar a conversão para sistemas eletrônicos de informação sanitária, necessários segundo o governo, para reduzir erros médicos e fomentar uma melhor atenção e redução de custos em todos os sentidos.

Médicos, sociedades e seguradoras dizem que as consultas on-line são úteis para pacientes com doenças crônicas como diabetes, asma e afeições cardíacas. Uma das grandes vantagens destas mensagens, é que o paciente diz o que tem que dizer (de forma escrita) num ambiente menos tenso que o consultório do profissional e isso lhe dá mais controle, além de que recebe de forma escrita a resposta clara e detalhada (nunca mais garranchos (letras) de médico...).

Os médicos que utilizam estes serviços de mensagens pelo e-mail estão obrigados a limitar suas respostas aos temas adequados e com regras pré-estabelecidas pela sociedade ou seguradora que o contrata, somente respondendo a pacientes que já tenham sido examinados no consultório.

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Com referência aos juízos por "MALA PRAXIS" (PRÁTICA ERRADA), este tipo de comunicação servirá de elemento protetor para a profissão médica. Denúncias realizadas sobre a base de conversações telefônicas não documentadas, são muito difíceis de refutar.

Muitas das Sociedades Médicas e Asseguradoras, fomentam a consulta pela internet, também estão introduzindo sistemas eletrônicos para levar histórias clínicas dos pacientes e enviar receitas para as farmácias. Para os médicos que atendem por sua conta em consultórios particulares e que até agora duvidavam em investir em computadorizados, em consultas on-line e pelo e-mail, pode ser um primeiro passo para entrar no mundo da info-tecnologia da saúde.

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