ATENDIMENTO
MÉDICO PELO E-MAIL
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sala
de artigos de e-mail e web
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Com
a idéia de aumentar a eficiência nos tratamentos, acompanhamentos e
serviços, reduzir custos, aumentar a qualidade, as sociedades médicas
nos EUA começam a pagar aos médicos para responder e-mails os
pacientes, assim como o fazem por atende-los no consultório.
Já faz
muito tempo que os médicos utilizam o e-mail para se comunicar
informalmente com seus pacientes, mas até agora nunca lhes tinham pago
por esse serviço. Assim muitas coisas se simplificam entre o triângulo "PACIENTE -
MÉDICO - SOCIEDADE". Alguns
exemplos:
Quem
esteja tomando uma medicação e precisa saber se deve interromper ou
continuar com ela.
Quem
precise comentar os efeitos que lhe produz um determinado tratamento.
Quem
tenha dúvidas sobre os efeitos que lhe produz uma droga.
Pelo
procedimento atual, o paciente liga para o consultório, marca hora, espera o
dia marcado, se dirige ao consultório, toma o chá de cadeira usual,
para finalmente conversar com o médico. A alternativa é ligar e fazer
a consulta por telefone, mas também é sabido que é difícil conseguir
falar com o médico, além da espera normal que pode durar horas,
dependendo do serviço que o médico esteja realizando. Pelo e-mail é
mais rápido, mais barato, está escrito e muito mais eficiente.
BLUE
SHIELD Da CALIFÓRNIA paga aos seus médicos u$S:25,00 por cada
intercambio on-line, o mesmo que lhes paga por uma visita ao
consultório. Algumas
sociedades médicas pagam algo menos pela atividade por e-mail e
algumas sociedades cobram dos seus pacientes entre U$D:5,00 e 10,00 em
conceito de pagamento que compartem com o médico.
Aos
médicos lhes resulta muito conveniente. Por esse meio atendem
pós-operatórios, dietas, troca de medicamentos e outros temas que se
podem manejar sem risco algum a saúde e rapidamente, sem a demora e
custos da visita ou esperas no telefone. E assim tem mais tempo para se
dedicar as pessoas que precisam ser atendidas de corpo presente.
Pesquisas
realizadas com os pacientes para saber o que opinavam do serviço,
garante as vantagens do e-mail, porque lhes permite enviar ao médico
suas perguntas durante a noite, sem perder horas de trabalho ou tempo
na sala de espera. Muitos dizem que preferem a troca de e-mails,
porque podem dizer o que precisam e sentem de uma forma mais relaxada
e lhes faz se sentir mais próximos com o médico.
Também
este serviço eletrônico lhes permite utilizar conexões em sites
seguros, para obter os resultados de seus exames e radiografias, assim
como solicitar receitas. Aos médicos não se lhes paga por estes
serviços, mas igualmente estão satisfeitos por poupam tempo em seus consultórios.
Tudo
isto é importante por outra razão. Médicos e especialistas em
tecnologia sanitária, acreditam que poderia acelerar a conversão
para sistemas eletrônicos de informação sanitária, necessários
segundo o governo, para reduzir erros médicos e fomentar uma melhor
atenção e redução de custos em todos os sentidos.
Médicos,
sociedades e seguradoras dizem que as consultas on-line são úteis
para pacientes com doenças crônicas como diabetes, asma e afeições cardíacas.
Uma das grandes vantagens destas mensagens, é que o paciente diz o que
tem que dizer (de
forma escrita)
num ambiente menos tenso que o consultório do profissional e isso lhe
dá mais controle, além de que recebe de forma escrita a resposta clara
e detalhada (nunca
mais garranchos (letras) de médico...).
Os
médicos que utilizam estes serviços de mensagens pelo e-mail estão
obrigados a limitar suas respostas aos temas adequados e com regras
pré-estabelecidas pela sociedade ou seguradora que o contrata,
somente respondendo a pacientes que já tenham sido examinados no
consultório.
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Com
referência aos juízos por "MALA PRAXIS" (PRÁTICA ERRADA),
este tipo de comunicação servirá de elemento protetor para a
profissão médica. Denúncias realizadas sobre a base de
conversações telefônicas não documentadas, são muito difíceis de
refutar.
Muitas
das Sociedades Médicas e Asseguradoras, fomentam a consulta pela
internet, também estão introduzindo sistemas eletrônicos para levar
histórias clínicas dos pacientes e enviar receitas para as farmácias.
Para
os médicos que atendem por sua conta em consultórios particulares e
que até agora duvidavam em investir em computadorizados, em consultas
on-line e pelo e-mail, pode ser um primeiro passo para entrar no mundo
da info-tecnologia da saúde.