MOTIVAÇÃO
E ENERGIA PARA OS FUNCIONÁRIOS
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sala
dos artigos de recursos humanos
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A
maioria dos funcionários deseja dar o melhor de si e fazer um bom
trabalho a cada dia. O doutor W.
Edwards Demming
(Artigo)
reconhecido como "O
Avô da Qualidade da Classe Mundial"
declarou:
o
primeiro que se deve fazer para melhorar a produtividade dos funcionários,
é remover o temor deles. Quando
existem defeitos, erros, desperdícios, problemas de moral e falta de
produtividade dos funcionários: uns
20% tem a ver com as pessoas, os 80% tem a ver com a política e os
processos de operação.
Para
alçar a motivação e produtividade dos funcionários, a administração
necessita analisar sua política e seus processos de produção e
assegurar que o lugar do trabalho seja seguro, inspirador, desafiante,
satisfatório e por sua vez deve haver participação por parte dos
funcionários no processo de melhoramento contínuo.
Sempre
anime-os e dê confiança: O
reconhecimento oportuno cria confiança e respeito entre o supervisor
e seus funcionários. Permita-lhes que nomeiem o trabalhador do mês e
coloque sua foto em uma placa especial posta em um lugar chave na área
principal da empresa.
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Por
outro lado nunca envergonhe um funcionário em público: O
que mais pode desanimar um funcionário é quando o supervisor perde a
confiança nele ou nela. Se é necessário chamar a atenção de um
dos funcionários faça-o em privado.
Esta
oportunidade lhe permite aproximar-se e agir como um treinador ou
conselheiro no processo de desenvolvimento de seus funcionários.
Seja
sempre agradável e amável com todos: Trate
os funcionários com justiça e dignidade. Faça-os sentir que são
apreciados por sua contribuição especial. Por exemplo, uma empresa
organiza uma festa de aniversário para cada um de seus funcionários.
Todos preparam pratos regionais e compartilham um almoço em companhia
dos diretores.
Os
momentos de convivência criam harmonia e irmandade por que comovem
positivamente as pessoas de um toque
emocional.
Pague-lhes
um bom salário, justo, segundo a empresa: Quando
os funcionários são bem remunerados, recebem divisões de ações
dos lucros da empresa e tem bons benefícios de seguros, serão leais
e renderão mais do que se espera deles.
A
pessoa reconhece quando é apreciada por sua participação, seu
tempo e esforço em fazer alta qualidade, dar excelente serviço ao
cliente a ajudar a empresa a crescer.
Capacite
os funcionários como parte do melhoramento contínuo: O
capital humano é o conhecimento, habilidades e talento total do
pessoal de uma empresa ou organização. Muitos funcionários carecem
de habilidades técnicas ou do inglês.
Os
funcionários em classes do processo de melhorias elevam suas
destrezas e proporcionam boas idéias de valor agregado e
iniciativas que ajudam a companhia a realizar seu potencial e
crescimento.
PROF.
José
Ignácio García
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clu
- Universidade
Luterana da Califórnia - EUA
consultor
de empresas e professor de Liderança e Administração