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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Pesquisa de Satisfação de Clientes

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artigos de atendimento  -  Estudos, Pesquisas e Estatísticas  -  artigos de gerenciamento

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Todos nós sabemos que a "satisfação dos clientes" é essencial para a sobrevivência das nossas empresas, mas como descobrir se os clientes estão satisfeitos? A melhor maneira de descobrir se os clientes estão satisfeitos é perguntando a eles. Quando realizamos uma Pesquisa de Satisfação, saber o que perguntar é importante, entretanto, saber: "como, quando, e com que freqüência perguntar também são fatores muito importantes para o sucesso da pesquisa. Além disso, o aspecto mais importante em Pesquisa de Satisfação de Clientes é saber o que fazer com as respostas obtidas (Artigo: Já ligou para seu cliente?).

Qual é o melhor momento para realizar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?: o melhor momento para conduzir uma pesquisa de satisfação com clientes é quando a experiência do cliente com a sua empresa ainda está fresca. Se você esperar muito tempo para realizar uma pesquisa, o resultado pode sair destorcido. O cliente pode esquecer os detalhes da experiência ou até confundir você com outra empresa (Artigo: Estatísticas que derrubam conceitos).
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O que perguntar em uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?: existe uma escola de pesquisadores que afirmam que é necessário fazer apenas uma pergunta para os clientes: Você compraria de novo da nossa empresa? Mesmo que seja interessante reduzir ao máximo o número de perguntas feitas ao cliente, você perde muitas informações quando você faz apenas essa pergunta. É muito fácil para o cliente responder com um "sim" ou "não" a essa pergunta sobre comprar de novo da empresa ou não. Para chegar mais perto do comportamento do cliente e coletar informações sobre o que mudar e o que manter na empresa, faça as seguintes perguntas:

O quanto você está satisfeito com a compra que você fez?
O quanto você está satisfeito com o serviço que você recebeu?
O quanto satisfeito você está com a empresa em geral?

E mais…

O quanto você está motivado a comprar novamente conosco?
O quanto você está motivado a recomendar a nossa empresa a seus amigos?
Pergunte também o que o cliente gostou e não gostou sobre o serviço que comprou e sobre sua empresa.

Com qual freqüência deve ser feita uma Pesquisa de Satisfação dos Clientes?: a melhor resposta é, o freqüente o suficiente para obter a informação necessária dos clientes, mas não tão freqüente que possa chatear o cliente. A verdade é que a freqüência de uma pesquisa está relacionada com a freqüência com que você se relaciona com os clientes (Artigo: Ouvir os clientes compensa).
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O que fazer com as respostas da pesquisa?: agir! Corrigir as coisas que os clientes reclamaram. Investigar as sugestões e críticas dos clientes. Melhorar as áreas que mais interessam aos clientes. Agradecer aos clientes pelos feedbacks recebidos e informá-los sobre as futuras providências. Faça Pesquisa de Satisfação de Clientes. É a melhor bola de cristal que você pode desejar para você (Artigo: 40% dos compradores de perfumes e cosméticos se mudou a internet).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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