EVISU
JEANS: CRIATIVIDADE ARTESANAL
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das marcas
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das marcas
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A
marca Evisu
de Osaka, fabrica jeans
com preços que chegam aos 500 euros, o que os torna quase que impossíveis
de justificar, a não ser que saiba como são produzidos, e é
justamente isso que é a grande sacada entre os denim
maniacs ou CONECTORES
DE MODA,
responsáveis pelos ex-aposentados teares com mais de 40 anos, não
pararem um segundo sequer de fiar.
EVISU
FOI Fundada em Osaka - Japão em 1991 PELO designer japonês HIDEHIKO
YAMANE MYDE (NA ÉPOCA aprendiz de ALFAIATE) que cansado de pagar
preços absurdos e astronômicos pelos clássicos JEANS americanos que
tanto admiraVa, transformou a principiante marca EVISU, de algo simples
PaRA UM fetiche EM 400 DAS MELHORES BUTIQUES DO MUNDO (artigo: P.S.T.
O Marketing é Estratégico).
Querendo começar a
fabricar o jeans autêntico, YAMANE
SAM foi comprando maquinaria
velha para manter a autenticidade e porque a produção não era pensada
no início como um negócio de risco para ele, mas sim um fascínio e amor ao jeans
mesmo (O VERDADEIRO
CULTO AO CONSUMO).
Os teares com mais de 40 anos não conseguiam fiar tecido para mais de 14 pares de peças por dia, o que iria valorizar ainda mais a produção de cada peça
(ELE NA ÉPOCA NÃO SABIA).
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Outro detalhe que iria somar
PONTOS FABULOSOS a este empreendimento, eram as falhas DO TECIDO NOS
JEANS, que OS TEARES antigOs PRODUZIAM em cada jarda de tecido fiado, o que depois de tingido
virARIA quase Imperceptível, MAS APENAS ENQUANTO O TINGIMENTO NÃO COMEÇASSE
A DESGASTAR!
Mas o que para alguns são falhas, para os
maniacs
denim styleS, se tornou uma marca própria de cada peça, como uma
identidade que iria se revelar com o uso apenas, tornando assim cada
peça única. Somado estes detalhes ao processo de tingimento por soga
ou corda, onde a peça é submergida em tintura índigo
blue de 16 a 30 vezes, dependendo de cada modelo.
YAMANE
SAM
ia aproveitando cada processo e evoluindo com seu
empreendimento para um produto com identidade única e estaria sem
saber, evoluindo um processo produtivo que nenhuma grande empresa
ousaria entrar.
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As primeiras peças produzidas
YAMANE SAM
eram pintadas a mão, imitando uma gaivota. Evisu é o nome do
deus
Budista da sorte e dinheiro (ÚNICO
DOS 8 DEUSES DO Shichifukujin
QUE É JAPONÊS),
representado carregando uns peixes e uma vara de pesca. O nome Evisu
então selecionado para a empresa, porque dinheiro e pesca são duas
quedas de YAMANE SAM
(outras 3 são cerveja, mulheres e golf, sem nenhuma ordem em
particular).
Evisu tem agora 25 lojas
no Japão
e vende seus jeans e roupas, para mais de 400 butiques no mundo,
tendo tornado sua marca uma das principais em moda e tendências. ao
contrário do início de sua carreira como fabricante de jeans, hoje
É O mercado americano QUE baba a beça por um jeans da terra do BANZAI!
(viva)
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mas
como explicou o sociólogo Thorstein
Veblen: isso é um consumo conspícuo
(consumo que se vê, que se faz conhecido, simplesmente para uma afirmação de status perante outros indivíduos).
O consumo para status, não é, obviamente, a única razão para consumir, embora seja um fator fundamental que influencia, se não determina, os outros fatores que levam uma pessoa a consumir.
Apesar deste crescimento
fenomenal da Evisu,
a emopresa permanece fiel a suas raízes de artesã com uma devoção
fanática à qualidade, autenticidade, humor e irreverência.
Barry Schwartz autor dos livros:
MANUAL
PARA A INFELICIDADE
e "o paradoxo das opções: - porque mais é
menos", comenta que a decisão de cada consumidor agora traz
aparelhadas implicâncias de classe e status em uma forma que antes
não existiam. a medida que agregamos dimensões aos produtos,
agregamos métodos para que as pessoas se diferenciem entre si. se
inicia assim uma carreira sem fim para o status e o cool!
artigo
recomendado:
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FUTEBOL,
pondo um preço à paixão