TENDÊNCIA,
ESTRATÉGIA, marketing OU RESPONSABILIDADE SOCIAL?
.
sala
dos artigos de tendências
Em Brandemburgo, um supermercado contrata só funcionários com mais de 48 aninhos. A medida gerou polêmica, "mas" em contrapartida aumentou e muito a clientela.
Não está enxergando o preço do açúcar? Aqui, pode usar meus óculos.
Assim um funcionário da rede de
supermercados Netto, em
Neuruppin, no Estado de Brandemburgo, se dirige ao cliente. Essa gentileza entre coroas, que parece antiquada, tem conquistado a freguesia e está derrubando a concorrência.
O caso do Netto é uma exceção. A maioria das empresas alemãs costuma contratar funcionários na base do
"quanto mais jovem
melhor". Quem termina a faculdade com 25 já precisa se desculpar na entrevista de emprego.
A faixa etária
baixou tanto o nível que algumas firmas deveriam ser denunciadas por prática ilegal de trabalho infantil.
Indo na contramão das supostas exigências do mercado, a filial da
rede Netto adotou uma filosofia de trabalho que, além de agradar aos clientes, é solidária com quem procura emprego carregando algumas rugas no currículo.
.
Proibido para menores de 48: - Eles dançaram ao som dos Beatles, viram o homen pisar na Lua e conheceram Helmut Kohl magro, no começo de carreira política. Seja no caixa ou para arrumar as
prateleiras, a filial do Netto não contrata ninguém com menos de 48 anos.
Os mais velhos têm tanta energia quanto os jovens. São motivados, fazem hora extra e quase nunca ficam doentes. Se precisar, eles vêm trabalhar de braço
engessado, contou a gerente, Monika Giesen.
A experiência que começou há dois anos tem dado o que falar e ótimos resultados. Em tempos de tecnologia, os serviços oferecidos no supermercado da terceira idade tornaram-se
exclusividade da casa e conquistaram o público.
.
Simpatia de avó, energia de criança:
Supermercados são uma correria, ninguém tem tempo para o cliente e a paciência foi riscada das prateleiras. Mas no Netto é diferente. Quem pergunta pela farinha, sai de lá com o produto e uma receita de bolo de nozes da vovó.
Eles ajudam, são atenciosos. Em outros supermercados é tudo
impessoal. Seria ótimo se outras lojas adotassem a mesma filosofia. É o que dizem fregueses satisfeitos com o atendimento, lembrando que o cliente sempre tem razão.
Gisela Mischel já foi freguesa. Gostou tanto do supermercado que agora ganha mil euros por mês, trabalhando no caixa.
Gosto de conversar com os colegas e com os clientes. Aqui sinto-me útil, ativa e mais
viva, explica Mischel, está com 58 anos, cachinhos grisalhos e energia de professora de aeróbica.
Ela comenta:
provavelmente jamais teria conseguido trabalho em outra firma. A Alemanha tem 5,2 milhões de desempregados (12,5% da população economicamente ativa). E as dificuldades de arrumar emprego são proporcionais à idade de quem o procura. Pessoas com mais de 50 anos são consideradas antiquadas, sujeitas a doenças e inflexíveis.
A filial de
Neuruppin tem mostrado como este preconceito é infundado. E quem investiu mais em computadores do que na simpatia e paciência humana
qualidades inerentes, principalmente, a quem já passou dos 50 deve começar a repensar seus conceitos.
É
natural que a população envelheça e que os jovens não tenham nem a
paciência, nem o tato e nem experiência que as pessoas adultas
tem, é iniciativas como a do Supermercado Netto são, além de solidárias e simpáticas, extremamente adequadas ao quadro mercadológico atual.
Maristel Alves dos Santos
http://www.dw-world.de