1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Faça seu cliente ficar de boca aberta!

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sala dos artigos de vendas

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Se o cliente não precisa do seu produto ou serviço, não existe uma venda. Entretanto, muitas vezes, é preciso ajudar o cliente a descobrir aquilo que ele nem sabe que quer ou que precisa, e em seguida demonstrar que você pode preencher essa necessidade. Aqui vão algumas perguntas que podem ajudar a estabelecer as necessidades do seu cliente:

Qual é a sua expectativa?

Quais são os maiores desafios do seu cliente nesse momento?

O que o seu cliente mais gosta nos seus atuais fornecedores?

Quais seriam as três coisas que o seu cliente mais precisa hoje?

Se o seu cliente pudesse mudar algo nos seus atuais fornecedores, o que ele mudaria?

Quais são as suas metas para os próximos três meses? Até o final do ano? Para o próximo ano?

Entrega a domicílio: ofereça como valor agregado entregar a mercadoria ao cliente no endereço que lhe indicar, sem custo adicional. Sugiro que como não cobrará o envio, deve cuidar que também não onere muito ao seu negócio. O que pode fazer é brindar esta alternativa na compra mínima para que lhe seja rentável; também deve estabelecer uma praça de entrega sem custo (artigo: Venda, enquanto seu concorrente dorme...).

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Assessoria para aproveitar o produto: seguramente você tem amplos conhecimentos sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece e é muito provável que conheça o tema melhor do que muitos dos seus clientes (e até que seus concorrentes). Utilize essa vantagem para assessorar aos clientes para que possam obter um melhor aproveitamento e rendimento com eles. Pode visitar seus compradores no local onde utilizam seus produtos e serviços e dar-lhes pontos de vista sobre localização, utilização e máximo aproveitamento. Não necessariamente devem ser com custo as horas de assessoria; talvez possa oferecer uma apresentação sem custo na primeira compra realizada e entender essa assessoria para os conhecidos que seu cliente quiser que assistam (artigo: communication skills - destrezas na comunicação).

Isso pode ser um excelente meio de conseguir novas referencias de prospects interessados nos produtos e serviços, mas ainda tímidos para se relacionarem com sua empresa. Se o cliente requer mais horas de consultoria, podes fazer a cobrança por separado.

Capacitação: organize cursos ou seminários para explicar a seus clientes e funcionários os melhores usos, as melhores práticas, e a melhor forma de evitar desperdícios. Deve complementar a prática com manuais e literatura para apoiar o ensinado nas apresentações. Considere não fazer uma cobrança adicional pela apresentação, ou bem, estabelece uma quota mínima; lembre que se trata de valor agregado. Reúna a vários participantes que tenham características similares, para que resulte mais útil a todos. Por último, observe que oferecer palestras, cursos e treinamentos para uma ou duas pessoas resulta muito oneroso, enquanto trabalhar com grupos maiores costuma ser compensador e muito efetivo. Além do mais se consegue que cada cliente convide um grupo de interessados, estará acrescendo nova clientela (artigo: como aumentar suas chances na venda).

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Venda de produtos relacionados: todos os clientes que compram seus produtos e serviços também consomem outros produtos e serviços relacionados, e aí você tem uma excelente chance de formalizar uma aliança com outros escritórios de representação para unirem forças e oferecer uma maior e melhor leque de produtos e serviços, além de que a união faz a força e serve como uma proteção extra no mercado, fora o fato de que irá baixar seus custos tremendamente ao estar dividindo eles. Isto é, se os clientes precisam de outros produtos e serviços para poder utilizar os seus; reúna numa única apresentação o grupo todo de clientes e fornecedores, lhes poupará tempo, recursos e infra-estrutura. Isso também é valor agregado. É provável que os clientes comecem a entender que além dos produtos e serviços oferecidos, também podem contar com uma assessoria completa em todo o processo produtivo e isso hoje no mercado, é sucesso garantido (artigo: Vendendo mais e melhor com up selling e cross selling).

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NEWS LETTERS E MAIL MARKETING: aproveite essas reuniões e capacitações com seus clientes e o parceiros que estão na aliança de atendimento cooperativado e desenvolvam um site onde os clientes possam procurar a informação anteriormente oferecida. Os news letters caem como luvas para explicar, oferecer, enviar informação de cursos e palestras e para que os clientes lembrem de vocês e seus parceiros nessa aliança. Mas sejam relevantes, publicar matérias e artigos sobre seus produtos, serviços, treinamentos, lançamentos de novos produtos e informações inerentes, pode lhe tentar em muitas oportunidades a expandir a news letter, e aí estará desvirtuando a idéia principal, que é mostrar valor agregado e benefícios dos produtos e serviços. Hoje, ou seja atualmente, já tem milhares de news letters no país e ao que tudo indica, haverá trozentas mil no ano que vem, por isso evite uma guerra consigo mesmo e se dedique apenas a tratar de seus produtos, serviços e os benefícios que oferecem (artigo: Habilidades estratégicas dos profissionais em vendas).

Regularmente podem realizar campanhas de e-mail marketing oferecendo novos materiais, serviços, palestras, cursos e novas dicas de apresentações, onde despertarão as necessidades que os clientes tem e que não sabiam como resolver.

Lembre que quanto mais divididos sejam os custos, mais barato fica, por isso comece agora a estudar, analisar e prospectar seu mercado, para ir montando um time de parceiros e oferecer produtos e serviços para seu target de mercado com alto valor agregado. Porque deve melhorar seus serviços?:

Porque é 5 vezes mais custoso atrair a um cliente novo, que reter um atual.

Porque a existência de todas as empresas depende da lealdade de seus clientes.
Porque 68% das razões pelas quais um cliente decide mudar de fornecedor se devem a problemas de serviço.
Porque todos os especialistas concordam em que as empresas só podem obter vantagem competitiva através da melhora constante do serviço.

Porque as pesquisas indicam que uma empresa pode aumentar seus rendimentos de 25% até uns 80% reduzindo 5% a deserção de seus clientes.

Victor Quijano portilla

guru mexicano da qualidade no serviço

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Não venda file, venda o aroma da carne assando...

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