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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Por que os vendedores vendem cada vez menos

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Sala dos Estudos, Pesquisas e Estatísticas

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Milhares e milhares de oportunidades concretas de venda são desperdiçadas, e o pior de tudo, ninguém na empresa é consciente disto que sucede minuto após minuto, segundo indica um recente estudo latino-americano de profissionais em vendas. Hoje em dia as empresas dedicam muitíssimos recursos para poder oferecer produtos competitivos procurando conhecer cada vez mais e mais em detalhe aos potenciais compradores, lançam custosas campanhas de publicidade, implementam sistemas de prêmios, dão cada vez mais descontos, re-desenham seus produtos quase permanentemente, etc (Artigo: Qual é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica?).

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Agora; tanto esforço para que na grande maioria das oportunidades nas quais um potencial cliente é visitado ou ingressa interessado a um local, esta oportunidade não seja aproveitada devido ao acionar de Vendedores que o único que conseguem comunicar são características básicas de seus produtos e algumas condições gerais. Resultado: milhares e milhares de oportunidades concretas de venda desperdiçadas e o pior de tudo: ninguém na empresa é consciente disto que sucede minuto após minuto
(Artigo: Existe o Vendedor Perfeito?).

Como clientes podemos sentir-nos melhor ou pior tratados, compreendidos, assessorados, ou tudo o contrário. Com este estudo de ESAMA Consulting, quisemos olhá-los mais de perto para saber que lhes falta para fazer de que a regra de ouro de "o primeiro é o cliente" se acerque mais a nossa cotidianidade e isto implique ao aumento dos indicadores de venda.

Apresentamos alguns resultados do "estudo latino-americano de profissionais em vendas no qual mostramos algumas das razões da alta infidelidade dos clientes tanto no varejo. Analisaram-se mediante a técnica de mystery shopper (cliente incógnito) a 460 vendedores eleitos a esmo e a 40 vendedores profissionais, aqueles que sempre superam as metas de venda. Classificaram-se aos diferentes vendedores avaliados segundo as habilidades para a venda demonstradas no momento de contato em: Profissionais, Agressivos, Receptivos e não comprometidos. As conclusões acompanham nosso sentir cotidiano a respeito do atendimento que nos brindam em cada empresa ou local que visitamos como clientes:

55% (a grande maioria dos contatos) respondem ao estilo de vendedor não comprometido, aquele que não tenta averiguar ou motivo que mobiliza à compra de um determinado produto, mostra-se incapaz para dar razões sólidas pelas quais comprar este produto e não o da concorrência e, como resultado disto, não conduz de maneira eficiente a fazer efetiva a compra de um determinado produto (muito menos consegue fazer do que o cliente volte e recomende a seus amigos e familiares os produtos e/ou serviços da empresa), isso quer dizer que se desperdiçam mais da metade das oportunidades concretas de conseguir uma venda (Artigo: VENDEDOR DESINTERESSADO = clientes insatisfeitos).
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Os 45% restante se compõe de vendedores que demonstraram ter (e aplicam) verdadeiras habilidades de venda:

15% são do estilo "receptivo", acercam-se do cliente, procuram conhecer suas expectativas e encontram argumentos de importância para que o cliente se decida por este produto, mas... mostram deficiências na hora de fechar a venda;

14% são os do estilo "agressivo", este é o que pensa em cada cliente em termos de comissão e fechamento da venda, não procura pôr-se no lugar do cliente para conhecer suas necessidades, mas tem a boca cheia de argumentos "convincentes" para fazer que o cliente leve o produto e procura o fechamento permanentemente;

16% é o que denominamos "profissionais", são os que conseguem conhecer as necessidades do cliente, encontram a razão específica pela qual é este produto e não outro o que satisfaz essa necessidade e conduz ao fechamento de maneira quase natural.

PROF. Andrés Frydman

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Andrés Frydman é presidente de ESAMA Consulting, empresa especializada em consultoria para forças externas de venda, com clientes como burguer king,
bank of boston, merck, pfizer, ypf, mastercard, novartis, carrefour entre outros.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR do Prof. Andrés Frydman:

Em que se parece o futebol às vendas?

A vingança do Cliente é silenciosa e eficaz

Por que os vendedores vendem cada vez menos

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