Sobreviver à próxima epidemia social
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sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Numa recente conferência,
Malcolm Gladwell, autor do sucesso editorial "The
Tipping Point -
A fronteira do sucesso", como pequenos detalhes provocam
grandes diferenças, apresentou suas reflexões sobre a próxima conjuntura
chave nos negócios: a epidemia social, que se produzirá com a baixa em
massa dos baby boomers (os nascidos depois que terminou a 2ª Guerra
Mundial) das planilhas de pessoal. Sugeriu que as companhias que
estabelecerem relações sólidas com seus funcionários da Geração X (os GX)
aqueles nascidos entre 1961 e 1981, serão as companhias que superem
exitosamente a onda de demissões.
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Parece que deu no prego! Há uma diferença abismal entre os baby boomers
e os GX. Pensa que você é um grande gerente de GX? Os boomers permanecem
toda a vida num mesmo posto, se este cobre suas necessidades de
segurança econômica, enquanto os trabalhadores da Geração X, em idades
entre 20 anos e 29 anos, geralmente permanecem num posto só um pouco
mais de 1 ano, segundo os resultados de uma sondagem realizada pelas
pesquisadoras Charlotte e Laura Shelton.
Os boomers são
motivados pelo dinheiro e a hierarquia; os GX, ao contrário, desejam
estabelecer relações trabalhistas firmes e um bom balanço entre vida
pessoal e trabalho.
Se você como gerente teve
boomers em sua equipe durante muito tempo, é o momento de desenhar um
bom ambiente trabalhista para a Geração X. Como? Concentre-se
inicialmente em quatro pontos, diz Charlotte Shelton, treinadora e
consultora de WiseWork e co-autora, junto com sua filha, de The NeXt
Revolution (A Próxima Revolução). Na sondagem realizada pelas Shelton no
ano 2003, dirigido aos trabalhadores GX, os pesquisados consideram que
estes quatro fatores são os mais importantes em seu lugar de trabalho:
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Relações positivas com seus
supervisores:
os GX querem sentir que se os escuta e se os leva a sério, querem
sentir que podem falar com seus gerentes em qualquer momento e por
qualquer motivo e querem que seus gerentes lhes digam a verdade.
Andy Pearson, Diretor Executivo de Tricon Restaurants, que inclui
redes como Pizza Hut, Calço Bell e KFC, costumava viajar para
percorrer seus restaurantes e dar discursos para a motivação dos
funcionários. Até que advertiu que essas visitas eram um horror para
os funcionários porque ele repetia o mesmo uma e outra vez. Agora,
passa meio dia trabalhando nas cozinhas, mostrando aos funcionários
formas novas e mais eficientes de fazer as coisas. Ele utiliza o
poder das relações para inspirar as mudanças. Como gerente de vendas
você pode usar as mesmas técnicas: saia do habitual e mostre a seus
representantes de vendas as novas técnicas no terreno prático, em
vez de levá-los à sala de conferências e fazer uma descrição
teórica. Você estará fortalecendo seu vínculo com eles e construindo
sua credibilidade de um só tiro.
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Relações positivas com
os colegas:
as autoras descobriram que ter um melhor amigo é uma das 12 chaves
para a satisfação trabalhista e para um excelente desempenho nos GX.
É difícil ser facilitador nos ambientes de vendas onde os
representantes nunca podem ter um respiro, mas você pode
experimentar enviando a seus representantes a trabalhar a dois, como
equipe que trabalha conjuntamente para seus clientes: assim o fez um
ex– empregador de Charlotte Shelton. Ou pode instalar uma tradição
anual, algo inusitado que consiga unir a equipe. Por exemplo, no Dia
de Ação de Graças, os funcionários de Lexington Hyatt Regency
competem em equipes num torneio de bowling usando perus congelados
como bolos. Aos funcionários lhes encanta e o comentam todo o ano.
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Trabalho interessante:
os GX querem muita variedade e desafios; odeiam a monotonia. Assim,
você pode rotar a seus funcionários da Geração X em diferentes
linhas de produção e territórios. Se é uma empresa multinacional,
ofereça-lhes a oportunidade de trabalhar em outros escritórios ao
redor do mundo. TGI Friday's tem um Programa Passaporte que oferece
a cada funcionário desde os lavadores de pratos ao gerente, a
oportunidade de trabalhar num restaurante TGI Friday’s em qualquer
parte do mundo durante um ano. A política resultou boa, não somente
para reter funcionários da Geração X senão para a contratação de
novos funcionários.
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Oportunidades para a
aprendizagem:
pensa que sua retenção de funcionários é baixa? Doug e Carolyn Bell,
donos de 48 cabeleireiros SuperCuts, tinham uns 75% de deserção
trabalhista, e queriam fazer algo a respeito. Que solução acharam?:
criaram programas de treinamento para seus funcionários não só em
desenho de penteados e cor senão também para manejar suas próprias
empresas. Nos primeiros 18 meses destes ateliês, as demissões
baixaram a 45%. Os GX desenvolvem grande lealdade e dedicação para
os gerentes que se tomam o tempo de treiná-los, diz Shelton. E o
treinamento não tem necessariamente que estar relacionado com o
trabalho concreto.
Ajude a seus
representantes a obter um MBA, instruílos-os a respeito do novo
software, ajude-os a aprender um novo idioma, o apetite de
aprender e crescer de seus GX é insaciável. Alimente-os e
ficarão na companhia.
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