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Sobreviver à próxima epidemia social

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Numa recente conferência, Malcolm Gladwell, autor do sucesso editorial "The Tipping Point - A fronteira do sucesso", como pequenos detalhes provocam grandes diferenças, apresentou suas reflexões sobre a próxima conjuntura chave nos negócios: a epidemia social, que se produzirá com a baixa em massa dos baby boomers (os nascidos depois que terminou a 2ª Guerra Mundial) das planilhas de pessoal. Sugeriu que as companhias que estabelecerem relações sólidas com seus funcionários da Geração X (os GX) aqueles nascidos entre 1961 e 1981, serão as companhias que superem exitosamente a onda de demissões.
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Parece que deu no prego! Há uma diferença abismal entre os baby boomers e os GX. Pensa que você é um grande gerente de GX? Os boomers permanecem toda a vida num mesmo posto, se este cobre suas necessidades de segurança econômica, enquanto os trabalhadores da Geração X, em idades entre 20 anos e 29 anos, geralmente permanecem num posto só um pouco mais de 1 ano, segundo os resultados de uma sondagem realizada pelas pesquisadoras Charlotte e Laura Shelton.

Os boomers são motivados pelo dinheiro e a hierarquia; os GX, ao contrário, desejam estabelecer relações trabalhistas firmes e um bom balanço entre vida pessoal e trabalho.

Se você como gerente teve boomers em sua equipe durante muito tempo, é o momento de desenhar um bom ambiente trabalhista para a Geração X. Como? Concentre-se inicialmente em quatro pontos, diz Charlotte Shelton, treinadora e consultora de WiseWork e co-autora, junto com sua filha, de The NeXt Revolution (A Próxima Revolução). Na sondagem realizada pelas Shelton no ano 2003, dirigido aos trabalhadores GX, os pesquisados consideram que estes quatro fatores são os mais importantes em seu lugar de trabalho:

Relações positivas com seus supervisores: os GX querem sentir que se os escuta e se os leva a sério, querem sentir que podem falar com seus gerentes em qualquer momento e por qualquer motivo e querem que seus gerentes lhes digam a verdade. Andy Pearson, Diretor Executivo de Tricon Restaurants, que inclui redes como Pizza Hut, Calço Bell e KFC, costumava viajar para percorrer seus restaurantes e dar discursos para a motivação dos funcionários. Até que advertiu que essas visitas eram um horror para os funcionários porque ele repetia o mesmo uma e outra vez. Agora, passa meio dia trabalhando nas cozinhas, mostrando aos funcionários formas novas e mais eficientes de fazer as coisas. Ele utiliza o poder das relações para inspirar as mudanças. Como gerente de vendas você pode usar as mesmas técnicas: saia do habitual e mostre a seus representantes de vendas as novas técnicas no terreno prático, em vez de levá-los à sala de conferências e fazer uma descrição teórica. Você estará fortalecendo seu vínculo com eles e construindo sua credibilidade de um só tiro.
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Relações positivas com os colegas: as autoras descobriram que ter um melhor amigo é uma das 12 chaves para a satisfação trabalhista e para um excelente desempenho nos GX. É difícil ser facilitador nos ambientes de vendas onde os representantes nunca podem ter um respiro, mas você pode experimentar enviando a seus representantes a trabalhar a dois, como equipe que trabalha conjuntamente para seus clientes: assim o fez um ex– empregador de Charlotte Shelton. Ou pode instalar uma tradição anual, algo inusitado que consiga unir a equipe. Por exemplo, no Dia de Ação de Graças, os funcionários de Lexington Hyatt Regency competem em equipes num torneio de bowling usando perus congelados como bolos. Aos funcionários lhes encanta e o comentam todo o ano.
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Trabalho interessante: os GX querem muita variedade e desafios; odeiam a monotonia. Assim, você pode rotar a seus funcionários da Geração X em diferentes linhas de produção e territórios. Se é uma empresa multinacional, ofereça-lhes a oportunidade de trabalhar em outros escritórios ao redor do mundo. TGI Friday's tem um Programa Passaporte que oferece a cada funcionário desde os lavadores de pratos ao gerente, a oportunidade de trabalhar num restaurante TGI Friday’s em qualquer parte do mundo durante um ano. A política resultou boa, não somente para reter funcionários da Geração X senão para a contratação de novos funcionários.
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Oportunidades para a aprendizagem: pensa que sua retenção de funcionários é baixa? Doug e Carolyn Bell, donos de 48 cabeleireiros SuperCuts, tinham uns 75% de deserção trabalhista, e queriam fazer algo a respeito. Que solução acharam?: criaram programas de treinamento para seus funcionários não só em desenho de penteados e cor senão também para manejar suas próprias empresas. Nos primeiros 18 meses destes ateliês, as demissões baixaram a 45%. Os GX desenvolvem grande lealdade e dedicação para os gerentes que se tomam o tempo de treiná-los, diz Shelton. E o treinamento não tem necessariamente que estar relacionado com o trabalho concreto.

Ajude a seus representantes a obter um MBA, instruílos-os a respeito do novo software, ajude-os a aprender um novo idioma, o apetite de aprender e crescer de seus GX é insaciável. Alimente-os e ficarão na companhia.

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