As tendências mais significativas do novo consumidor
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sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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O tempo é ouro:
o custo do tempo
está se tornando cada vez mais importante
e isto se
traduz diretamente na preferência por modalidades como o delivery,
caixas automáticos, bancos on-line, buffet de comidas, correio
eletrônico, bancos com atendimento exclusivo, etc
(artigo: ).
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Tudo em um:
uma consignação que também
está relacionada com a falta de tempo e a busca da comodidade é a
denominada: "tudo em um", e a conformam as estações de serviços que
incluem mini-mercados, locais de comida rápida, serviço bancário e
farmácias.
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Capacidade de Adaptação do
Consumidor:
um estudo de mercado mostra que a capacidade de adaptação dos
consumidores a novos estilos de compra é mais rápida do que a prevista,
onde o que prima é o preço.
Os consumidores estão abandonando a rigidez e aplicam um consumo mais
racional em alguns produtos e o emocional o deixam para uns poucos.
A distribuição do
orçamento familiar variou nos últimos anos, aos gastos tradicionais se
somou a quota do celular, o cabo, Internet, a parcela do computador,
etc., neste contexto não resta muito lugar para a irracionalidade.
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A PROXIMIDADE:
o novo consumidor procura
transladar-se o menos possível, isto implica economia de tempo e
dinheiro. Esta tendência está sendo bem observada pelas redes de
farmácias, fast food e auto-serviços que estão crescendo horizontalmente
para cobrir todos os nichos de mercado possíveis
(artigo: ).
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Marcas em problemas:
o retrocesso das
marcas líderes em favor das segundas marcas, é evidente. Os analistas
destacam batalhas perdidas, que dão conta da profundidade do fenômeno,
especialmente quando se enfrentam às marcas próprias dos auto-serviços.
Estão-se vendo marcas de auto-serviços em categorias inéditas, onde faz
um tempo atrás os consumidores eram arredios para abandonar as primeiras
marcas. O segmento de donas de casa jovens é mais permeável a estas
mudanças e este conceito aliado ao fator preço está calando em todos os
estratos.
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Focalização de créditos:
o avanço dos
créditos vinculados a requerimentos da vida cotidiana é espetacular, já
ficou para trás o crédito para a compra de algo importante como o carro
ou a casa. Nesta conjuntura intervêm vários fatores, como são problemas
de liquidez para enfrentar gastos e compras menores, endurecimento dos
Bancos, a proliferação de cartões de crédito e a modificação dos hábitos
de compra, onde antes se não tinha não comprava, agora compra e se
endivida. É muito
comum agora ver que as compras nas grandes lojas, auto-serviços e
comércios giram ao redor do crédito, ao consumidor não importa pagar
mais, se em definitiva pode sair com o prazer
(artigo: ).
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