COMO
ACERTAR COM O TARGET NO MARKETING MÓVEL
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Uma mensagem de texto para
uma campanha de marketing móvel deve estar sempre respaldada por uma
razão que justifique seu envio, mas ademais, também tem que estar o fato
de que esse envio se realize via móvel e não via e-mail. Um envio
através do terminal celular cobra sentido em dois supostos diferentes:
Porque o produto
promovido seja de especial interesse para os usuários de celulares.
Porque o produto ou
serviço procure a pessoas num momento em que pode que não se
encontrem utilizando seu computador.
Um anunciante de varejo,
por exemplo, pode querer lançar uma oferta especial a um target reduzido
e limitá-lo ademais geográfica e temporariamente a um área local, num
momento determinado. Pode tratar-se também, por exemplo, de um
escritório de representação comercial que deseje avisar os compradores
sobre determinada oferta relâmpago. Em qualquer caso, o marketing móvel
está ainda usando fraldas. Oferece ainda, por tanto, novas
oportunidades, além do target dos jovens. Seja de marketing móvel ou
e-mail marketing, uma mensagem deve vir precedida de um estudo do target
ao que vai dirigido.
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Acertar com o destinatário
é um fator chave de sucesso ao que há que somar a escolha de uma
mensagem o suficientemente sólida. Para contabilizar o sucesso das
mensagens, estAs podem, por exemplo, incluir descontos no texto. que a
mensagem atinja ao target e a relevância que o texto adquira para estas
pessoas dependerá, em grande parte, do conhecimento que os profissionais
do marketing ou representação tenham desse target.
O MARKETING MÓVEL
AJUDA A DIMINUIR CUSTOS:
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Em
35% das companhias que introduziram soluções SMS afirmam, segundo um
estudo realizado por
Orange e Deloitte Consulting,
ter aumentado sua produtividade, em 44% poupou custos e um 37%
afirma ter gerado rendimentos.
A realização de uma
campanha de marketing direto através de SMS contribui altos índices de
efetividade:
85% lembra a marca do
anúncio enviado por SMS.
43% escuta efeito
positivo da campanha por SMS na marca.
APENAS 7% tiveram
efeito negativo.
Um recente estudo sobre a
aceitação do marketing móvel entre os consumidores, realizado pela
consultoria finlandesa PEAR
- Personalized Mobile Advertising Service Project, no qual participaram
4.000 consumidores entre 16 e 70 anos, destaca que esta técnica está
entrando com força no marketing mix das companhias, já que gera
resposta, satisfação e vendas.
O estudo assinala que
70% dos consumidores receberam alguma vez no último mês um SMS de
marketing móvel. Mais da metade tinham enviado mensagens, logos,
melodias e participado em loterias via SMS durante os últimos seis
meses e cerca de uma terceira parte tinham participado em programas
de televisão através de mensagens.
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Ademais, por volta de
10% dos entrevistados afirmaram ter comprado um produto ou serviço
graças à oferta feita via SMS. Os entrevistados também situaram em
quatro mensagens à semana a freqüência máxima de envio de mensagens
comerciais.
Em Europa, as mulheres são
mais pró-clives a usar os celulares do que os homens, enviam e recebem
mais mensagens, logos, melodias e participam em loterias. Ao contrário,
os homens usam mais SMS para participar em programas de sorteio e
futebol. As diferenças se notam também na idade, sobretudo ao comparar
aos mais velhos com os mais jovens.
Outro dado curioso da
enquête é que a maioria prefere receber marketing móvel de seu
operador que de outras companhias.
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