Como
selecionar as palavras chaves
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sala dos artigos de
gerenciamento
Uma boa seleção de
palavras chave é básica para o bom funcionamento da publicidade
em Internet. A seguir tem os quatro passos básicos para realizar
corretamente a seleção de palavras chaves: ampliar, segmentar,
melhorar e agrupar.
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O primeiro que deve
fazer é revisar o conteúdo do site que vai promover para identificar
as palavras chave que melhor descrevam as categorias principais da
empresa. Anotar todas as palavras chave relevantes em cada
categoria, considerando quais serão úteis e quais não.
A seguir, deve
ampliar-se a lista de cada categoria incluindo plurais e
sinônimos de cada palavra ou frase da lista inicial.
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O segundo passo é
segmentar as palavras chaves com diferentes opções de concordância
para precisar a publicação dos anúncios. A primeira opção de
concordância é a concordância ampla. Desta forma os anúncios
aparecerão sempre que se introduza qualquer das palavras chaves de
uma frase numa busca. Com a concordância de frase os anúncios
aparecerão em buscas que contenham todas as palavras chaves da
frase, mas não aparecerão se a busca contém outros termos.
A concordância
exata é bem mais específica, já que o anúncio aparecerá quando o
usuário procure só a frase tal qual se introduziu nas palavras
chaves, sem nenhuma outra palavra diante nem detrás. Também é
possível utilizar a concordância negativa, de forma que se
eliminem certas buscas que podem resultar irrelevantes.
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Definir melhor é o
seguinte passo. Para isso devem incluir-se sinônimos e variações
relevantes dos temas centrais, tendo em conta frases coloquiais
comuns. Outra forma de definição é eliminar palavras chaves
irrelevantes que ativam resultados que não incluem o que os clientes
estão procurando.
Também é
importante adicionar erros ortográficos comuns para que o
anúncio apareça quando o usuário introduza na busca algum desses
erros.
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O último passo é
agrupar as palavras chaves de maneira mais precisa e detalhada por
categorias temáticas denominadas grupos de anúncios, o que facilita
a administração de campanhas e a conta em geral. É necessário
primeiro identificar os temas e produtos principais da lista de
palavras chaves e agrupá-las como corresponda, colocar os sinônimos
no mesmo grupo e colocar os erros ortográficos juntos.
Para otimizar a
segmentação da mensagem publicitária para cada palavra chave, é
útil criar um só grupo de anúncios para todas as palavras
similares, desta forma se podem escrever mensagens publicitárias
específicas em lugar de um texto mais geral.