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Como detectar as grandes tendências de negócios?

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SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO  -  sala dos artigos de estratégias

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Os grandes filósofos tinham uma especial capacidade para detectar as tendências globais da humanidade. O mesmo se aplica para os homens de negócios que fizeram história. Detectar a tendência e plasmá-la numa estratégia concreta é grande parte do sucesso:

Como adquirir esta capacidade?: Lorde John Browne, CEO de British Petroleum (BP), apostou forte quando começou a reposicionar BP para a onda verde, incorporando compromissos ambientais dentro das prioridades estratégicas (Artigo: para aprender a voar, 1º aprenda a caminhar).
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Como saiu a aposta?: no curto prazo, a catástrofe. As ações se desaprumaram. Os stakeholders, furiosos, pediam a cabeça do CEO. Mas à longo prazo, a nova orientação rendeu seus frutos. A BP superou em utilidades a ExxonMobile e à holandesa Shell, convertendo-se na energética mais rentável do mundo (Artigo: A estratégia de preços do Ipad).
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Segundo o artigo: Sharpening Your Business Acumen de Strategy+business, a virtude de Lorde Brown foi sua capacidade de ver a "Big Picture", uma visão panorâmica do contexto global em que se desembrulhava o negócio energético. Assim se explica o triunfo de longo prazo de seu aposta (Artigo: Todos os profetas armados venceram).

Os homens de negócios exitosos sobressaem por sua capacidade para detectar padrões no meio do mar de dados que nos envolve no dia a dia. A visão estratégica consiste, em poucas palavras, na capacidade de refundir o emaranhado de informação num tudo coerente onde possam vislumbrar-se tendências úteis para orientar os negócios. Daí, são poucos quem possuem esta qualidade inata. No entanto, qualquer um pode desenvolver a habilidade para ver a "Big Picture" formulando-se uma série de perguntas na hora de elaborar uma estratégia:

Que está acontecendo no mundo atualmente?: quais são as tendências globais, além da própria companhia e indústria? Que setores mostram maior crescimento? Bens de consumo, tecnologia, serviços financeiros?
Que significa isto para os outros?: ponha-se nos sapatos dos competidores. Que oportunidades e ameaças eles vêem nas atuais tendências?
Que significa isto para nós?: é hora de focalizar na própria companhia. Quais são as oportunidades e ameaças que nos apresentam neste plano?
Que ocorrerá primeiro?: atingir um futuro desejável exige transitar antes por uma série de passos intermediários. É necessário identificar os degraus que se usarão para chegar ao objetivo.
Que fazer?: uma vez identificado o objetivo final e os passos intermediários, chega o momento de plasmar os grandes lineamentos numa estratégia precisa. Que estratégias de marketing, vendas, recursos humanos e finanças permitirão avançar para a meta? São estas estratégias compatíveis entre si?
E depois?: agora sim! É hora de aplicar a estratégia elaborada, sem esquecer os constantes controles que devem efetuar-se para assegurar-se de que as coisas andem como estava previsto.

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Prof. Ram Charan

WEB SITE: RAM CHARAN

Biblioteca exclusiva do professor

O Prof. Ram Charan fez doutorado em Harvard e foi o 1º professor indiano a dar aulas na prestigiosa universidade. Também lecionou em Kellogg, outra renomada escola na área de negócios. Tem trabalhado como conselheiro de presidentes de companhias como GE, DuPont, EDS, Ford, Duke Energy and Verizon.  Está entre os 10 melhores consultores para cursos in-company segundo a revista Business Week. Virou um guru de sucesso por mostrar o lado prático dos negócios, não apenas teorias. Em seu livro: "O que o presidente de sua empresa quer que você saiba”, defende que o melhor lugar para se aprender sobre negócios é numa feira livre. Ganhou o prêmio Bell Ringer de melhor professor na famosa universidade corporativa da GE. Também levou prêmios similares em Wharton e Kellogg.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Ram Charan:

Que é o Know-How?

Execução... uma disciplina esquecida

O que o cliente quer que você saiba (1)

O que o cliente quer que você saiba (2)

Como fazer para que uma equipe funcione

como detectar as grandes tendências de negócios?

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