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Como detectar as grandes tendências de negócios?
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SALA DOS ARTIGOS DE
GERENCIAMENTO
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sala dos artigos de
estratégias
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Os grandes filósofos
tinham uma especial capacidade para detectar as tendências globais da
humanidade. O mesmo se aplica para os homens de negócios que fizeram
história. Detectar a tendência e plasmá-la numa estratégia concreta é
grande parte do sucesso:
•
Como adquirir esta
capacidade?: Lorde John Browne, CEO de British Petroleum (BP),
apostou forte quando começou a reposicionar BP para a onda verde,
incorporando compromissos ambientais dentro das prioridades
estratégicas
(Artigo:
para
aprender a voar, 1º aprenda a caminhar).
.
•
Como saiu a aposta?:
no curto prazo, a catástrofe. As ações se desaprumaram. Os
stakeholders, furiosos, pediam a cabeça do CEO. Mas à longo prazo, a
nova orientação rendeu seus frutos. A BP superou em utilidades a
ExxonMobile e à holandesa Shell, convertendo-se na energética mais
rentável do mundo
(Artigo:
A estratégia de preços do Ipad).
.
•
Segundo o artigo:
Sharpening Your Business Acumen de Strategy+business, a virtude de
Lorde Brown foi sua capacidade de ver a "Big Picture", uma visão
panorâmica do contexto global em que se desembrulhava o negócio
energético. Assim se explica o triunfo de longo prazo de seu aposta
(Artigo:
Todos os profetas
armados venceram).
Os homens de negócios
exitosos sobressaem por sua capacidade para detectar padrões no meio do
mar de dados que nos envolve no dia a dia. A visão estratégica consiste,
em poucas palavras, na capacidade de refundir o emaranhado de informação
num tudo coerente onde possam vislumbrar-se tendências úteis para
orientar os negócios. Daí, são poucos quem possuem esta qualidade inata.
No entanto, qualquer um pode desenvolver a habilidade para ver a "Big
Picture" formulando-se uma série de perguntas na hora de elaborar uma
estratégia:
•
Que está acontecendo
no mundo atualmente?: quais são as tendências globais, além da
própria companhia e indústria? Que setores mostram maior
crescimento? Bens de consumo, tecnologia, serviços financeiros?
•
Que significa isto
para os outros?: ponha-se nos sapatos dos competidores. Que
oportunidades e ameaças eles vêem nas atuais tendências?
•
Que significa isto
para nós?: é hora de focalizar na própria companhia. Quais são as
oportunidades e ameaças que nos apresentam neste plano?
•
Que ocorrerá
primeiro?: atingir um futuro desejável exige transitar antes por uma
série de passos intermediários. É necessário identificar os degraus
que se usarão para chegar ao objetivo.
•
Que fazer?: uma vez
identificado o objetivo final e os passos intermediários, chega o
momento de plasmar os grandes lineamentos numa estratégia precisa.
Que estratégias de marketing, vendas, recursos humanos e finanças
permitirão avançar para a meta? São estas estratégias compatíveis
entre si?
•
E depois?: agora sim!
É hora de aplicar a estratégia elaborada, sem esquecer os constantes
controles que devem efetuar-se para assegurar-se de que as coisas
andem como estava previsto.
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Prof. Ram Charan
WEB SITE: RAM CHARAN
Biblioteca exclusiva do professor
O Prof. Ram
Charan fez doutorado em Harvard e foi o 1º professor indiano a dar
aulas na prestigiosa universidade. Também lecionou em Kellogg, outra
renomada escola na área de negócios. Tem trabalhado como conselheiro
de presidentes de companhias como GE, DuPont, EDS, Ford, Duke Energy
and Verizon. Está entre os 10 melhores consultores para cursos
in-company segundo a revista Business Week. Virou um guru de sucesso
por mostrar o lado prático dos negócios, não apenas teorias. Em seu
livro: "O que o presidente de sua empresa quer que você saiba”,
defende que o melhor lugar para se aprender sobre negócios é numa
feira livre. Ganhou o prêmio Bell Ringer de melhor professor na
famosa universidade corporativa da GE. Também levou prêmios
similares em Wharton e Kellogg.
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Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Ram Charan:
•
Que é o Know-How?
•
Execução... uma disciplina esquecida
•
O que o cliente quer que
você saiba (1)
•
O que o cliente quer que
você saiba (2)
•
Como fazer para que uma
equipe funcione
•
como detectar as grandes
tendências de negócios?
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